Open Journal Systems

PERCEPÇÕES DOS RECRUTADOS SOBRE A AÇÃO ESTRATÉGICA “O BRASIL CONTA COMIGO”

Inara Pereira da Cunha, Sílvia Helena Mendonça de Moraes, Ewângela Aparecida Pereira, Maria de Lourdes Oshiro, André Vinicius Batista de Assis, Juliana Dias Reis Pessalacia, Débora Dupas Gonçalves do Nascimento

Resumo


Objetivo: analisar as percepções de acadêmicos e supervisores sobre a ação estratégica “O Brasil Conta Comigo”.

Método: estudo transversal realizado em Mato Grosso do Sul – Brasil, de dezembro de 2020 a março de 2021, em duas etapas: 1) Exploratória (quantitativa), via análise de relatórios dos 33 supervisores e 90 acadêmicos convocados, aplicação de questionário on-line; 2) Profundidade (qualitativa), utilizando a técnica do grupo focal remoto, com amostra por conveniência. Realizada análise descritiva e de conteúdo.

Resultados: foram identificados os motivos de adesão e permanência à ação (bolsa, horas de estágio e responsabilidade social), os aspectos pedagógicos (capacitação, avaliação e apoio das instituições de ensino e gestão) e as contribuições da ação (assistência e formação profissional).

Conclusão: as percepções gerais dos recrutados são positivas. Aspectos pedagógicos relacionados à avaliação dos acadêmicos e apoio das instituições de ensino superior devem ser revistos, para ações mais assertivas em momentos de crise sanitária.


Palavras-chave


Educação Superior; Sistema Único de Saúde; COVID-19; Capacitação de Recursos Humanos em Saúde; Pesquisa em Sistemas de Saúde Pública.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.84427