Open Journal Systems

PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL NA ESCOLA DA COSTA RICA: ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DE CARTILHA EDUCATIVA

Alejandra Isabel Vargas Rivera, Patrícia Neyva da Costa Pinheiro, Edna Johana Mondragón-Sánchez, Kelanne Lima da Silva, Fatima Karine Apolonio Vasconcelos, Maria Isabelly Fernandes da Costa

Resumo


Objetivo: realizar a tradução e adaptação transcultural da cartilha educativa “Prevenção da violência sexual na escola” para a realidade da Costa Rica.

Método: estudo metodológico realizado com 61 adolescentes entre 10 e 13 anos; dois tradutores costarriquenhos, dois tradutores brasileiros, um profissional em linguística espanhola, um profissional em linguística brasileira e sete juízes. O período de coleta de dados foi realizado entre os meses de junho a dezembro 2017.

Resultados: verificaram-se incongruências no uso de pronomes pessoais em espanhol (“vos”, “tu” e “usted”), ausência de “linguagem inclusiva”, emprego de linguagem e palavras não utilizadas pela população-alvo e discrepâncias em temas, imagens e acerca da realidade cultural da Costa Rica. A decisão foi “necessita de reformas” na aparência e na homogeneização de pronomes.

Conclusão: a cartilha poderá ser utilizada em vários ambientes para a realização de ações de educação em saúde, no caso deste estudo, nas escolas. Parte fundamental dos profissionais em enfermagem é ser educador brindando ferramentas aos adolescentes por meio de materiais avaliados cientificamente e facilitando o ensino e aprendizagem.


Palavras-chave


Adolescentes; Delitos Sexuais; Enfermagem; Adaptação; Prevenção Primaria.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.84117