PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL NA ESCOLA DA COSTA RICA: ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DE CARTILHA EDUCATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.84117

Palavras-chave:

Adolescentes, Delitos Sexuais, Enfermagem, Adaptação, Prevenção Primaria.

Resumo

Objetivo: realizar a tradução e adaptação transcultural da cartilha educativa “Prevenção da violência sexual na escola” para a realidade da Costa Rica.

Método: estudo metodológico realizado com 61 adolescentes entre 10 e 13 anos; dois tradutores costarriquenhos, dois tradutores brasileiros, um profissional em linguística espanhola, um profissional em linguística brasileira e sete juízes. O período de coleta de dados foi realizado entre os meses de junho a dezembro 2017.

Resultados: verificaram-se incongruências no uso de pronomes pessoais em espanhol (“vos”, “tu” e “usted”), ausência de “linguagem inclusiva”, emprego de linguagem e palavras não utilizadas pela população-alvo e discrepâncias em temas, imagens e acerca da realidade cultural da Costa Rica. A decisão foi “necessita de reformas” na aparência e na homogeneização de pronomes.

Conclusão: a cartilha poderá ser utilizada em vários ambientes para a realização de ações de educação em saúde, no caso deste estudo, nas escolas. Parte fundamental dos profissionais em enfermagem é ser educador brindando ferramentas aos adolescentes por meio de materiais avaliados cientificamente e facilitando o ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Alejandra Isabel Vargas Rivera, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira - Universidad de Costa Rica.

Patrícia Neyva da Costa Pinheiro, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira pela Universidade Federal do Ceará (1998). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2002). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2005). Pós-doutorado pela Tulane University - Louisiana - New Orleans - Estados Unidos (2014).

Kelanne Lima da Silva, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2009), especialista em saúde da família pela Universidade Estadual do Ceará (2010) e em educação a distância pelo Senac (2012). Mestre em enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2011) . Doutora em enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2015).

Fatima Karine Apolonio Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Promoção da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFC.

Maria Isabelly Fernandes da Costa, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza-FGF.  Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará -UFC. Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará - UFC.

Downloads

Publicado

30-11-2022

Como Citar

Rivera, A. I. V., Pinheiro, P. N. da C., Mondragón-Sánchez, E. J., Silva, K. L. da, Vasconcelos, F. K. A., & Costa, M. I. F. da. (2022). PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL NA ESCOLA DA COSTA RICA: ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DE CARTILHA EDUCATIVA. Cogitare Enfermagem, 27. https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.84117

Edição

Seção

Artigo Original