EFICÁCIA DE UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES NO CATETER VENOSO PERIFÉRICO
Resumo
Objetivo: avaliar a eficácia de uma intervenção educativa de prática baseada em evidências na prevenção de complicações no cateter venoso periférico.
Método: estudo observacional com intervenção educativa para profissionais de enfermagem de um hospital de Minas Gerais, Brasil, sobre as técnicas de flushing, push-pause e locking. Amostragem por conveniência: 181 cateteres no grupo pré-intervenção e 157 no pós-intervenção. Avaliaram-se a incidência de complicações e comparação pelos testes do Qui-quadrado e exato de Fisher.
Resultados: a incidência de complicações no grupo pós-intervenção foi: 4,5% para obstrução (p=0,000), 10,8% para remoção acidental (p=0,265) e 1,9% para flebite (p=0,847). A utilização das técnicas de flushing, push-pause e locking resultaram em significativa redução na incidência de obstrução.
Conclusão: a intervenção educativa possibilitou conhecimento atualizado e a implementação do flushing, push-pause e locking nas práticas de enfermagem. O estudo é uma contribuição para o planejamento de intervenção de enfermagem para reduzir a ocorrência de obstrução.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.83329