EFICÁCIA DE UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES NO CATETER VENOSO PERIFÉRICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.83329

Palavras-chave:

Enfermagem, Cateterismo Periférico, Obstrução do Cateter, Segurança do Paciente, Prática Clínica Baseada em Evidências.

Resumo

Objetivo: avaliar a eficácia de uma intervenção educativa de prática baseada em evidências na prevenção de complicações no cateter venoso periférico.

Método: estudo observacional com intervenção educativa para profissionais de enfermagem de um hospital de Minas Gerais, Brasil, sobre as técnicas de flushing, push-pause e locking. Amostragem por conveniência: 181 cateteres no grupo pré-intervenção e 157 no pós-intervenção. Avaliaram-se a incidência de complicações e comparação pelos testes do Qui-quadrado e exato de Fisher.

Resultados: a incidência de complicações no grupo pós-intervenção foi: 4,5% para obstrução (p=0,000), 10,8% para remoção acidental (p=0,265) e 1,9% para flebite (p=0,847). A utilização das técnicas de flushing, push-pause e locking resultaram em significativa redução na incidência de obstrução.

Conclusão: a intervenção educativa possibilitou conhecimento atualizado e a implementação do flushing, push-pause e locking nas práticas de enfermagem. O estudo é uma contribuição para o planejamento de intervenção de enfermagem para reduzir a ocorrência de obstrução.

Biografia do Autor

Ana Carolina Nunes de Almeida, Hospital MILMED - Medicina e segurança do trabalho; Vitória, ES, Brasil

Enfermera. Hospital MILMED - Medicina e segurança do trabalho; Vitória, ES, Brasil

Área: Enferamgem

Mirele Herculina Pires, Universidade Federal de Viçosa-MG, Brasil. Departamento de Medicina e Enfermagem. Viçosa, MG, Brasil

Discente curso enfermagem. Departamento de Medicina e Enfermagem.

Área: Enfermagem

Isabela de Souza Santana, Universidade Federal de Viçosa-MG, Brasil. Departamento de Medicina e Enfermagem. Viçosa, MG, Brasil

Discente curso enfermagem. Departamento de Medicina e Enfermagem.

Área: Enfermagem

Patrícia de Oliveira Salgado, Universidade Federal de Viçosa-MG, Brasil. Departamento de Medicina e Enfermagem. Viçosa, MG, Brasil

Departamento de Medicina e Enfermagem.

Área: Enfermagem

Luana Vieira Toledo, Universidade Federal de Viçosa-MG, Brasil. Departamento de Medicina e Enfermagem. Viçosa, MG, Brasil

Departamento de Medicina e Enfermagem.

Área: Enfermagem

Pedro Parreira, Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Coimbra, Portugal.

Departamento de Enfermagem.

Área: Enfermagem

Luciene Muniz Braga, Universidade Federal de Viçosa-MG, Brasil. Departamento de Medicina e Enfermagem. Viçosa, MG, Brasil

Departamento de Medicina e Enfermagem.

Área: Enfermagem

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Publicado

2022-09-22

Como Citar

Almeida, A. C. N. de, Pires, M. H., Santana, I. de S., Salgado, P. de O., Toledo, L. V., Parreira, P., & Braga, L. M. (2022). EFICÁCIA DE UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DE COMPLICAÇÕES NO CATETER VENOSO PERIFÉRICO. Cogitare Enfermagem, 27. https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.83329

Edição

Seção

Artigo Original