Open Journal Systems

SOFRIMENTO MENTAL PUERPERAL: CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM

Ana Paula Almeida Brito, Sarha Oliveira Gonçalves Paes, Welington Luis Lima Feliciano, Maria Luiza Gonzalez Riesco

Resumo


Objetivo: avaliar o conhecimento da equipe de enfermagem do alojamento conjunto sobre sofrimento mental puerperal e oferecer subsídios para ações educativas.

Método: estudo descritivo, quantitativo, realizado com 30 profissionais de enfermagem em hospital público de ensino, em São Paulo - BR. Os dados foram coletados entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021 por meio de questionário estruturado e analisados de forma descritiva.

Resultados: 73,3% das enfermeiras obstétricas, técnicas e auxiliares de enfermagem tinham idade ≥40 anos e 80% tinham tempo de atuação ≥cinco anos. Predominou o conhecimento sobre o papel da enfermagem e as práticas na assistência ao sofrimento mental puerperal (maioria de respostas esperadas em 80% das questões), em contraposição ao conhecimento sobre fisiopatologia, sintomas e causas de blues, depressão e psicose puerperal (maioria de respostas esperadas em 40% das questões).

Conclusão: os resultados podem subsidiar a educação permanente, visando ampliar o conhecimento da equipe de enfermagem e fortalecer o processo de cuidar


Palavras-chave


Depressão pós-parto; Período pós-parto; Educação continuada; Alojamento conjunto; Enfermagem obstétrica.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.81118