SOFRIMENTO MENTAL PUERPERAL: CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.81118

Keywords:

Depressão pós-parto, Período pós-parto, Educação continuada, Alojamento conjunto, Enfermagem obstétrica.

Abstract

Objetivo: avaliar o conhecimento da equipe de enfermagem do alojamento conjunto sobre sofrimento mental puerperal e oferecer subsídios para ações educativas.

Método: estudo descritivo, quantitativo, realizado com 30 profissionais de enfermagem em hospital público de ensino, em São Paulo - BR. Os dados foram coletados entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021 por meio de questionário estruturado e analisados de forma descritiva.

Resultados: 73,3% das enfermeiras obstétricas, técnicas e auxiliares de enfermagem tinham idade ≥40 anos e 80% tinham tempo de atuação ≥cinco anos. Predominou o conhecimento sobre o papel da enfermagem e as práticas na assistência ao sofrimento mental puerperal (maioria de respostas esperadas em 80% das questões), em contraposição ao conhecimento sobre fisiopatologia, sintomas e causas de blues, depressão e psicose puerperal (maioria de respostas esperadas em 40% das questões).

Conclusão: os resultados podem subsidiar a educação permanente, visando ampliar o conhecimento da equipe de enfermagem e fortalecer o processo de cuidar

Author Biographies

Ana Paula Almeida Brito, Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo

Enfermeira obstetra no Alojamento Conjunto do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. Aluna do programa de doutorado do programa de pós-graduação em Enfermagem, mestre em enfermagem Obstétrica e Neonatal pelo programa de Pós-graduação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2008), com especialização em Enfermagem Obstétrica e Neonatal (2001) pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo, Bacharel em Enfermagem (2000), pela escola de enfermagem da Universidade de São Paulo.

Sarha Oliveira Gonçalves Paes, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, São Paulo, São Paulo

Aluna Residente da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Welington Luis Lima Feliciano, Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha. São Paulo, São Paulo

Graduado em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Bolsista ProUni. Residente em Enfermagem Obstétrica no Hospital Universitário da USP. Tem experiência na área da Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Obstétrica.

Maria Luiza Gonzalez Riesco, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo

Professora Associada do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica. Vice-Diretora da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2015-2019). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP) (1979), graduação em Enfermagem Obstétrica pela USP (1980), licenciatura em Enfermagem pela USP (1985), mestrado em Enfermagem Obstétrica e Neonatal pela USP (1993), doutorado em Enfermagem pela USP (1999) e livre-docência pela USP (2008) . 

Published

2022-10-26

How to Cite

Brito, A. P. A., Paes, S. O. G., Feliciano, W. L. L., & Riesco, M. L. G. (2022). SOFRIMENTO MENTAL PUERPERAL: CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM. Cogitare Enfermagem, 27. https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.81118

Issue

Section

Research