NO EPICENTRO DA EPIDEMIA: UM OLHAR SOBRE A COVID-19 NA ITÁLIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.72955

Palavras-chave:

Enfermagem, Pandemias, Infecções por Coronavírus, Cuidados de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: refletir sobre os impactos da COVID-19 no norte da Itália, epicentro europeu da pandemia.
Desenvolvimento: a abordagem desenvolvida foi a partir do surgimento da doença, sua chegada na Itália e suas repercussões, não apenas no âmbito sanitário, como também nos relacionamentos humanos e no ambiente social. A epidemia vem impactando a vida dos profissionais da saúde e mobilizou avanços em pesquisas em todo o mundo.
Considerações finais: considera-se que o enfrentamento da doença no país evidenciou o protagonismo da enfermagem como profissão do cuidar e permitirá um novo pensar sobre o ensino, a assistência e a pesquisa da enfermagem.

Biografia do Autor

Elisabetta Riboli, ASST Crema, Lombardia, Italia

Especialista em Enfermagem Comunitária pela Università Cattolica del Sacro Cuore. Enfermeira no Ospedale Maggiore di Crema, Italia

Juliana Perez Arthur, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Enfermagem Comunitária pela Università Cattolica del Sacro Cuore.

Maria de Fátima Mantovani, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Universidade Federal do Paraná. Professora permanente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná.

Publicado

13-05-2020

Como Citar

Riboli, E., Arthur, J. P., & Mantovani, M. de F. (2020). NO EPICENTRO DA EPIDEMIA: UM OLHAR SOBRE A COVID-19 NA ITÁLIA. Cogitare Enfermagem, 25. https://doi.org/10.5380/ce.v25i0.72955

Edição

Seção

Especial Covid-19