TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO ESTÁGIO CURRICULAR NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NO BRASIL: DILEMAS E TENSÕES

Autores

  • Larissa Sapucaia Ferreira Esteves UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA
  • Isabel Cristina Kowal Olm Cunha Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. São Paulo – SP – Brasil.
  • Elena Bohomol Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. São Paulo – SP – Brasil.
  • Vanessa Ribeiro Neves Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. São Paulo – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v23i4.58024

Palavras-chave:

Estágios, Educação superior, Enfermagem, Educação em enfermagem, História da enfermagem.

Resumo

Objetivo: descrever e analisar a trajetória histórica da legislação que sustenta o ensino de graduação em Enfermagem no Brasil, com foco no desenvolvimento do Estágio Curricular desde o princípio da formação profissional até os dias atuais. Método: estudo qualitativo, de natureza histórica, que utilizou a análise documental como abordagem. Os dados foram coletados entre fevereiro e abril de 2017. As fontes primárias dos dados foram leis, decretos, resoluções e pareceres oficiais de órgãos federais e da profissão, no período de 1890 a 2017. Resultados: foram identificados 21 documentos oficiais que regulamentaram a trajetória histórica do ensino superior em Enfermagem e do estágio curricular.A intencionalidade dos estágios passou por profundas modificações ao longo da história, partindo da oferta de mão de obra para momento de edificação de competências profissionais. Conclusão: embora haja disputas entre o campo da formação e o mundo do trabalho, há que se ponderar que não se trata de forças contrárias, mas de sistemas que se complementam.

Biografia do Autor

Larissa Sapucaia Ferreira Esteves, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA

Enfermeira. Mestre em Educação. Docente na Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE. Doutoranda do Programa de pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.

Isabel Cristina Kowal Olm Cunha, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. São Paulo – SP – Brasil.

Enfermeira. Livre Docente. Professora Associada Livre Docente Aposentada do Departamento de Administração em Serviços de Saúde e Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem - UNIFESP.

Elena Bohomol, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. São Paulo – SP – Brasil.

Enfermeira. Livre Docente. Professora Adjunta do Departamento de Administração em Serviços de Saúde e Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem - UNIFESP.

Vanessa Ribeiro Neves, Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. São Paulo – SP – Brasil.

Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora Adjunta do Departamento de Administração em Serviços de Saúde e Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem - UNIFESP.

Publicado

2018-12-12

Como Citar

Esteves, L. S. F., Cunha, I. C. K. O., Bohomol, E., & Neves, V. R. (2018). TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO ESTÁGIO CURRICULAR NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NO BRASIL: DILEMAS E TENSÕES. Cogitare Enfermagem, 23(4). https://doi.org/10.5380/ce.v23i4.58024

Edição

Seção

Revisão