ANÁLISE DOCUMENTAL NAS TESES DE ENFERMAGEM: TÉCNICA DE COLETA DE DADOS E MÉTODO DE PESQUISA

Autores

  • Selma Regina de Andrade Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Márcia Danieli Schmitt Universidade Federal de Santa Catarina
  • Bruna Carla Storck Universidade Federal de Santa Catarina
  • Talita Piccoli Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andriela Backes Ruoff Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v23i1.53598

Palavras-chave:

Pesquisa em Enfermagem, Bibliometria, Documentos.

Resumo

Objetivo: caracterizar a utilização da análise documental em teses defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem no Brasil. Método: estudo bibliométrico realizado no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior e na Plataforma Sucupira, no mês de janeiro de 2017. Das 463 teses encontradas, 95 corresponderam ao objetivo do estudo, sendo organizadas e analisadas, de fevereiro a junho de 2017, no Microsoft Excel®, contendo os itens: Instituição de Ensino Superior; título, autores, ano e orientador; referencial teórico; tipo/natureza da pesquisa; documento analisado, técnicas/métodos complementares e uso da análise documental. Resultados: a análise documental está sendo utilizada predominantemente como técnica de coleta e análise de dados, de modo complementar outras técnicas, e pouco aplicada como método. Das teses, 61 (64,21%) tiveram delineamento qualitativo. Conclusão: a análise documental possibilita a formulação de evidências empíricas ao examinar documentos elaborados pela enfermagem, contribuindo para o seu fortalecimento como profissão.

Biografia do Autor

Selma Regina de Andrade, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem PEN/UFSC. Vice-líder do Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Políticas e Gestão do Cuidado e da Educação de Enfermagem e Saúde – GEPADES. Florianópolis-SC-Brasil.

Márcia Danieli Schmitt, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina PEN/UFSC. Integrante do grupo de pesquisa GEPADES. Bolsista CNPq. Florianópolis-SC-Brasil.

Bruna Carla Storck, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina PEN/UFSC. Integrante do grupo de pesquisa GEPADES. Florianópolis-SC-Brasil.

Talita Piccoli, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina PEN/UFSC. Integrante do grupo de pesquisa GEPADES. Bolsista CAPES. Florianópolis-SC-Brasil.

Andriela Backes Ruoff, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina PEN/UFSC. Integrante do grupo de pesquisa GEPADES. Florianópolis-SC-Brasil.

Publicado

2018-01-15

Como Citar

de Andrade, S. R., Schmitt, M. D., Storck, B. C., Piccoli, T., & Ruoff, A. B. (2018). ANÁLISE DOCUMENTAL NAS TESES DE ENFERMAGEM: TÉCNICA DE COLETA DE DADOS E MÉTODO DE PESQUISA. Cogitare Enfermagem, 23(1). https://doi.org/10.5380/ce.v23i1.53598

Edição

Seção

Revisão