IMPLEMENTAÇÃO DE UM CURRÍCULO COM MUDANÇA RADICAL: SENTIMENTOS DE PRAZER E SOFRIMENTO

Autores

  • Júlia Trevisan Martins
  • Maria Lúcia do Carmo C. Robazzi

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v10i2.5001

Palavras-chave:

Satisfação no trabalho, Enfermeiras, Docentes, Trabalho, Pleasure, Suffering, Nurse, Teacher, Work, Placer, Sufrimiento, Enfermera, Docente, Trabajo

Resumo

Apresente pesquisa teve como objetivo verificar se as enfermeiras docentes vivenciam sentimentos de prazer e de sofrimento gerados no trabalho, frente à implementação de uma mudança curricular radical. Focaliza a compreensão a respeito da concepção que a enfermeira tem do exercício de sua função como docente no cotidiano de sua prática profissional. Trata-se de um estudo quantitativo, usando como método descrição exploratória, sendo que o instrumento utilizado para a coleta de dados foi uma escala tipo Likert composta de 39 questões distribuídas em três fatores: valorização, desgaste e reconhecimento que são indicadores de prazer e sofrimento. Fizeram parte desta pesquisa 30 enfermeiras docentes do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Os resultados demonstraram que a maioria das enfermeiras docentes tem mais prazer do que sofrimento, pois, freqüentemente, sentem-se valorizadas, às vezes, sentemse reconhecidas e, às vezes, não se sentem desgastadas em suas atividades na implementação da mudança curricular radical. Esses dados nos revelam o quanto é importante as relações dos docentes com suas tarefas e com suas colegas, por ser neste espaço que se estabelecem os fatores que interagem diretamente nos sentimentos de prazer e sofrimento.

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Como Citar

Martins, J. T., & Robazzi, M. L. do C. C. (2005). IMPLEMENTAÇÃO DE UM CURRÍCULO COM MUDANÇA RADICAL: SENTIMENTOS DE PRAZER E SOFRIMENTO. Cogitare Enfermagem, 10(2). https://doi.org/10.5380/ce.v10i2.5001

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Artigo Original