INDICADORES DE QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA: OPINIÃO DE ENFERMEIROS GERENTES DE HOSPITAIS DE ENSINO

Autores

  • Mariana Angela Rossaneis Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / USP
  • Carmen Silvia Gabriel Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / USP
  • Maria do Carmo Lourenço Haddad Universidade Estadual de Londrina
  • Marcia Regina Antonietto da Costa Melo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / USP
  • Andrea Bernardes Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / USP

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v20i4.41734

Palavras-chave:

Indicadores de qualidade em assistência à saúde, Qualidade da assistência à saúde, Avaliação em enfermagem, Enfermagem.

Resumo

Estudo descritivo de abordagem quantitativa que teve como objetivo identificar a opinião de enfermeiros gerentes de hospitais de ensino sobre a pertinência de indicadores de qualidade para gerenciar os serviços de enfermagem. A população foi composta por nove gestores dos serviços de enfermagem de hospitais de ensino do estado do Paraná. Os dados foram coletados entre os meses de agosto e setembro de 2012, com um questionário eletrônico referente à caracterização dos enfermeiros e sua opinião sobre os indicadores de qualidade. Os participantes desse estudo valorizaram os indicadores assistenciais para gerenciamento dos serviços de enfermagem e avaliação da qualidade assistencial em detrimento dos indicadores institucionais gerais e de gestão de pessoas. O gerenciamento das instituições de saúde exige dos profissionais competências para analisar o processo de trabalho e tomar decisões que visem à melhoria contínua da assistência e a competitividade das instituições.

Biografia do Autor

Mariana Angela Rossaneis, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / USP

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem na Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil.

Carmen Silvia Gabriel, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / USP

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Maria do Carmo Lourenço Haddad, Universidade Estadual de Londrina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil.

Marcia Regina Antonietto da Costa Melo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / USP

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Andrea Bernardes, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / USP

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Publicado

2015-12-09

Como Citar

Rossaneis, M. A., Gabriel, C. S., Haddad, M. do C. L., Melo, M. R. A. da C., & Bernardes, A. (2015). INDICADORES DE QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA: OPINIÃO DE ENFERMEIROS GERENTES DE HOSPITAIS DE ENSINO. Cogitare Enfermagem, 20(4). https://doi.org/10.5380/ce.v20i4.41734

Edição

Seção

Artigo Original