PRÁTICA EDUCATIVA DE ENFERMEIRAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL SAUDÁVEL

Autores

  • Mayara de Melo Pereira
  • Thiffany Pestana da Penha
  • Daniele de Souza Vieira
  • Elenice Maria Cecchetti Vaz
  • Nathaniely Cristina Carvalho de Brito Santos
  • Altamira Pereira da Silva Reichert

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v20i4.41649

Palavras-chave:

Educação em saúde, Atenção primária à saúde, Desenvolvimento infantil, Enfermagem pediátrica.

Resumo

 

 O objetivo desse estudo foi identificar a concepção de educação em saúde que norteia a prática educativa de enfermeiras que atuam na Atenção Primária à Saúde, visando à promoção do desenvolvimento infantil saudável. Os dados foram coletados de setembro de 2012 a janeiro de 2013, por meio de entrevista realizada com 10 enfermeiras que atuam na Estratégia Saúde da Família no município de João Pessoa-Paraíba. O material empírico foi tratado a partir de análise categorial temática. Percebeu-se que há enfermeiras que desconhecem a essência do processo de educação em saúde, mantendo concepções biologicistas, enquanto outras referem desenvolver prática educativa somente durante a consulta de puericultura, porém, não contempla a estimulação do desenvolvimento neuropsicomotor. Diante disso, surge a necessidade de despertar o pensar/agir dessas enfermeiras, a fim de ampliar o conceito de educação em saúde e implementá-las na vigilância do desenvolvimento infantil para transformar suas práticas.

Biografia do Autor

Mayara de Melo Pereira

Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família no município de Icó-CE. Icó, Ceará, Brasil.

Thiffany Pestana da Penha

Enfermeira. Maternidade Frei Damião. João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Daniele de Souza Vieira

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Nathaniely Cristina Carvalho de Brito Santos

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Serviços de Saúde Pública e Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem. Professora do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Campus Cuité. Cuité, PB, Brasil.

Altamira Pereira da Silva Reichert

Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente. Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública e Psiquiatria do Centro de Ciências da Saúde e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

Publicado

04-12-2015

Como Citar

Pereira, M. de M., da Penha, T. P., Vieira, D. de S., Vaz, E. M. C., Santos, N. C. C. de B., & Reichert, A. P. da S. (2015). PRÁTICA EDUCATIVA DE ENFERMEIRAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE, PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL SAUDÁVEL. Cogitare Enfermagem, 20(4). https://doi.org/10.5380/ce.v20i4.41649

Edição

Seção

Artigo Original