CARACTERIZAÇÃO DO CONTEXTO DE TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA DOS PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Delvane José de Souza Universidade Federal do Triangulo Mineiro
  • Maria Beatriz Guimarães Ferreira Universidade Federal do Triangulo Mineiro
  • Márcia Marques dos Santos Félix Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Divanice Contim Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Ana Lúcia de Assis Simões Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v20i3.41124

Palavras-chave:

Estratégia saúde da família, Qualidade de vida, Condições de trabalho

Resumo

Objetivou-se caracterizar o contexto de trabalho e a qualidade de vida dos profissionais de Estratégia Saúde da Família. Estudo observacional, transversal, quantitativo, realizado com 256 profissionais da Estratégia Saúde da Família. Dados foram coletados entre setembro de 2013 a janeiro de 2014 empregando-se os elo de Contexto de Trabalho e WHOQOL-BREF. Utilizaram-se análises exploratória e bivariada para os dados. Constatou-se que o fator Organização do Trabalho apresentou o maior escore, e as Relações Socioprofissionais, o menor. Nos domínios de qualidade de vida, o domínio Social apresentou o maior escore, e Ambiental, o menor. Evidenciou-se, ainda, que o pior contexto de trabalho resulta em menores escores de qualidade de vida. Compreender o contexto de trabalho dos profissionais se faz fundamental, uma vez que o mesmo pode afetar sua qualidade de vida e a eficácia no seu trabalho, com consequente implicação na assistência prestada.

Biografia do Autor

Delvane José de Souza, Universidade Federal do Triangulo Mineiro

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (1992). Atualmente é enfermeiro do Instituto de Ciências da Saúde do Centro de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Possui Especialização em Enfermagem do Trabalho, Administração Hospitalar e Pedagogia para Enfermagem. Mestre em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca - UNIFRAN. Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação de Qualidade em Serviços de Saúde e Enfermagem -GEPAV SE UNIFESP onde desenvolve a pesquisa intitulada "Avaliação da Política Nacional de Humanização por meio da construção do Índice de Humanização dos Serviços de Saúde-IHS."

Maria Beatriz Guimarães Ferreira, Universidade Federal do Triangulo Mineiro

Enfermeira. Mestre em Atenção à Saúde. Doutoranda em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil. Professora Substituta do Departamento de Enfermagem na Assistência Hospitalar do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Márcia Marques dos Santos Félix, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde, Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

Divanice Contim, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora Adjunto do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

Ana Lúcia de Assis Simões, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem na Assistência Hospitalar do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, Minas Gerais, Brasil.

Publicado

18-09-2015

Como Citar

de Souza, D. J., Ferreira, M. B. G., dos Santos Félix, M. M., Contim, D., & Simões, A. L. de A. (2015). CARACTERIZAÇÃO DO CONTEXTO DE TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA DOS PROFISSIONAIS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Cogitare Enfermagem, 20(3). https://doi.org/10.5380/ce.v20i3.41124

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL