PROCESSO DE BRINCAR DA CRIANÇA HOSPITALIZADA GUIADO PELO MODELO LÚDICO

Autores

  • Dayane Regina dos Santos Universidade Federal do Paraná
  • Carmem Maria Sales Bonfim Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.
  • Verônica de Azevedo Mazza Universidade Federal do Paraná
  • Marilene Loewen Wall Universidade Federal do Paraná
  • Nen Nalú Alves das Mercês Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v19i3.36669

Palavras-chave:

Ludoterapia, Jogos e brinquedos, Criança hospitalizada, Cuidado da criança.

Resumo

O brincar é fundamental para o desenvolvimento saudável da criança e durante a hospitalização pode
configurar-se como estratégia de cuidado, desde que sua aplicação seja sistematizada e fundamentada. O objetivo
do estudo é relatar o processo de brincar guiado pelo Modelo Lúdico. Os participantes foram três crianças do sexo
masculino, hospitalizadas em um serviço de transplante de medula óssea, entre setembro e outubro de 2012. A
coleta dos dados se deu por meio de instrumentos adaptados do Modelo Lúdico e se desenvolveu em três etapas:
conhecendo a criança, cuidando e brincando e acompanhando a evolução do compor tamento lúdico. As crianças
foram participativas, demonstrando autonomia, prazer e manutenção do papel ocupacional. O Modelo Lúdico
foi considerado importante ferramenta para nortear o cuidado integral e humanizado nesse contexto.

Biografia do Autor

Dayane Regina dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Terapeuta ocupacional do Serviço de Transplante de Medula Óssea do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Mestre em Enfermagem. Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Cuidado Humano em Enfermagem. 

Carmem Maria Sales Bonfim, Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.

Médica. Diretora do Serviço de Transplante de Medula Óssea Pediátrico do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.

Verônica de Azevedo Mazza, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Coordenadora do GEFASED/UFPR. 

Marilene Loewen Wall, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Cuidado Humano em Enfermagem.

Nen Nalú Alves das Mercês, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Cuidado Humano em Enfermagem.

Publicado

30-09-2014

Como Citar

dos Santos, D. R., Sales Bonfim, C. M., de Azevedo Mazza, V., Loewen Wall, M., & Alves das Mercês, N. N. (2014). PROCESSO DE BRINCAR DA CRIANÇA HOSPITALIZADA GUIADO PELO MODELO LÚDICO. Cogitare Enfermagem, 19(3). https://doi.org/10.5380/ce.v19i3.36669

Edição

Seção

Relato de Experiência/ Caso