O PROCESSO DE FORMAÇÃO NA ESPECIALIDADE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO ENFRENTAMENTO DO CONHECIMENTO NOVO

Autores

  • Glaucia Valente Valadares
  • Ligia de Oliveira Viana

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v14i2.15668

Palavras-chave:

Formação em enfermagem, Educação em enfermagem, Enfermagem, Training in nursing, Nursing education, Nursing, Formación en enfermería, Educación en enfermería, Enfermería

Resumo

Este estudo propõe uma reflexão teórica, tendo como objetivo: discutir o processo de formação na especialidade
a partir da experiência do enfrentamento do conhecimento novo. A especialidade exige o uso de diferentes aptidões,
habilidades e talento. Compreender o fenômeno implica em aceitar o trabalho como um espaço de formação profissional
capaz de construir conhecimento, esquemas de mobilização dos conhecimentos e mecanismos de ação, em face ao
significado individual e coletivo da atuação de enfermagem na especialidade. Portanto, o enfermeiro é a pessoa essencial
ao processo, já que o seu enfrentamento fará total diferença para a apreensão dos conhecimentos novos e o curso do
fenômeno na especialidade. A pessoa precisa se identificar com o trabalho. Quanto maior o significado da atuação
profissional, maior será a satisfação experimentada pelo indivíduo e, consequentemente, maior a possibilidade de ampliação
da interdependência, bem como vivência positiva considerando o seu enfrentamento.

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Como Citar

Valadares, G. V., & Viana, L. de O. (2009). O PROCESSO DE FORMAÇÃO NA ESPECIALIDADE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO ENFRENTAMENTO DO CONHECIMENTO NOVO. Cogitare Enfermagem, 14(2). https://doi.org/10.5380/ce.v14i2.15668

Edição

Seção

Reflexão