FORMAÇÃO DE FORÇA DE TRABALHO EM SAÚDE: CONTRIBUIÇÃO PARA A PRÁTICA EDUCATIVA EM ENFERMAGEM

Autores

  • Daisy Vieira de Araújo
  • César Cavalcanti da Silva
  • Ana Tereza Medeiros Cavalcanti da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v13i1.11944

Palavras-chave:

Enfermagem, Formação, Prática de Ensino.Nursing, Qualification, Educational Practice.Enfermería, formación, Práctica educacional.

Resumo

O objeto de estudo desta pesquisa é a Prática Educativa dos docentes vinculados ao curso de graduação em enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba. Discute-se acerca das abordagens pedagógicas propostas na classificação de Libâneo e sua utilização no processo de formação de força de trabalho em enfermagem. O material empírico foi obtido por meio de entrevistas semi-estruturadas e analisado através da técnica de Analise de Discurso, proposta por Fiorin. Este processo resultou na construção da categoria empírica: Ensino diretivo e ênfase conteudista no processo de formação de força de trabalho em enfermagem, e na constatação de que o processo de formação está amparado pela abordagem pedagógica tradicional, estando, portanto, em descompasso com o atendimento das políticas de saúde e de educação vigentes.

Downloads

Publicado

05-08-2008

Como Citar

Araújo, D. V. de, Silva, C. C. da, & Silva, A. T. M. C. da. (2008). FORMAÇÃO DE FORÇA DE TRABALHO EM SAÚDE: CONTRIBUIÇÃO PARA A PRÁTICA EDUCATIVA EM ENFERMAGEM. Cogitare Enfermagem, 13(1). https://doi.org/10.5380/ce.v13i1.11944

Edição

Seção

Artigo Original