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FORMAÇÃO DE FORÇA DE TRABALHO EM SAÚDE: CONTRIBUIÇÃO PARA A PRÁTICA EDUCATIVA EM ENFERMAGEM

Daisy Vieira de Araújo, César Cavalcanti da Silva, Ana Tereza Medeiros Cavalcanti da Silva

Resumo


O objeto de estudo desta pesquisa é a Prática Educativa dos docentes vinculados ao curso de graduação em enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba. Discute-se acerca das abordagens pedagógicas propostas na classificação de Libâneo e sua utilização no processo de formação de força de trabalho em enfermagem. O material empírico foi obtido por meio de entrevistas semi-estruturadas e analisado através da técnica de Analise de Discurso, proposta por Fiorin. Este processo resultou na construção da categoria empírica: Ensino diretivo e ênfase conteudista no processo de formação de força de trabalho em enfermagem, e na constatação de que o processo de formação está amparado pela abordagem pedagógica tradicional, estando, portanto, em descompasso com o atendimento das políticas de saúde e de educação vigentes.


Palavras-chave


Enfermagem; Formação; Prática de Ensino.Nursing; Qualification; Educational Practice.Enfermería; formación; Práctica educacional.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v13i1.11944