Efeito Contágio entre a Produção Industrial Brasileira e as Principais Economias Mundiais
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v9i1.44786Palavras-chave:
Integração de Mercados, Produção Industrial, Modelo VEC, Efeito Contágio.Resumo
O objetivo do presente estudo foi avaliar se o comportamento do índice de produção industrial brasileiro, no período de janeiro de 1999 a julho de 2015, foi afetado pelas variações no comportamento dos índices de produção industrial das quatro maiores economias mundiais: Estados Unidos, China, Japão e Alemanha. Visou-se também identificar o tempo médio em que os ajustes ocorreram para então determinar se a diversificação internacional em ativos do setor industrial pode ser realizada para alcançar maiores retornos e minimização de riscos. Para isso foi aplicado o teste de cointegração entre o índice e as variáveis selecionadas, além da estimativa por meio de um modelo de Vetor de Correção de Erros (VEC), com o intuito de identificar o efeito contágio. Os resultados indicaram que existe cointegracão entre a produção industrial dos principais mercados mundiais e o Brasil, embora o lento ajustamento dos mercados à relação de equilíbrio de longo prazo sugere que os investidores poderiam obter benefícios advindos da diversificação internacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo implica compromisso de não submetê-lo a outro periódico e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a publicação, sem que disso resulte remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.
A responsabilidade por eventuais plágios nos artigos publicados é de responsabilidade do autor(es).
O responsável pela submissão declara, sob as penas da Lei, que a informação sobre a autoria do trabalho é absolutamente completa e verdadeira.