AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO DE EQUIPAMENTOS, UTENSÍLIOS E MÃOS DE MANIPULADORES DE UM SERVIÇO DE NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v25i3.73104Keywords:
micro-organismos, nutrição hospitalar, saúde.Abstract
O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) é o setor de um hospital responsável por desenvolver atividades relacionadas à alimentação e nutrição de pacientes, acompanhantes e colaboradores. O cuidado com a segurança dos alimentos no ambiente hospitalar é de importância fundamental, uma vez que os alimentos preparados neste local serão direcionados, na maioria das vezes, a pacientes imunocomprometidos. O objetivo do presente estudo foi avaliar as condições higiênico-sanitárias de superfícies de trabalho, equipamentos, utensílios e mãos de manipuladores de um SND de um hospital público do Centro-Oeste do Estado de São Paulo. Por meio de swab superficial, foram colhidas amostras de 101 superfícies, equipamentos e utensílios e de 46 mãos de manipuladores. As amostras foram submetidas às contagens de micro-organismos mesófilos, coliformes e Escherichia coli e nas mãos de manipuladores realizou-se também a contagem de Staphylococcus coagulase positiva. Foi observado que 51,4% das superfícies de trabalho, equipamentos, utensílios e superfícies apresentaram-se fora do padrão para mesófilos, 50,4% para coliformes e 3,9% para E. coli. Das 46 mãos amostradas, 23,9% apresentaram resultados fora do padrão para mesófilos, 32,6% para coliformes e apenas 2,1% para E. coli e Staphylococcus coagulase positiva. Os resultados demonstraram falhas no processo de higienização de superfícies, equipamentos, utensílios e mãos de manipuladores o que pode influenciar diretamente na qualidade e segurança dos alimentos oferecidos aos pacientes, acompanhantes e colaboradores.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.