PERCEPTIONS AND ATTITUDES OF ELEMENTARY SCHOOL TEACHERS REGARDING PET ABANDONMENT
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v25i3.67810Keywords:
medicina veterinária, bem estar animalAbstract
Este artigo analisa as percepções e atitudes de 261 professores de ensino fundamental que responderam a um questionário a respeito da possível presença de animais abandonados nas vizinhanças das escolas onde lecionavam, bem como seu conhecimento e atitudes no sentido de minimizar tal situação. O objetivo do presente artigo foi: caracterizar o conhecimento do professor (de ensino fundamental) sobre a questão do abandono de animais de companhia na vizinhança de seu local de trabalho. O foco central desse estudo foi o professor em função de que estudos prévios demonstraram que a abordagem das crianças perde sua efetividade após cerca de quatro meses. Portanto há a necessidade de estabelecermos estratégias mais efetivas. Adicionalmente, há a necessidade de retomadas periódicas dessa questão, o que pode ser feito de maneira mais apropriada exatamente por esse educador, já que está em contato regular com as crianças. Este é o primeiro estudo realizado no Brasil com esta proposta, e nossos resultados demonstram a necessidade de um treinamento regular e específico para desenvolver tal atividade satisfatoriamente, para tanto foi desenvolvido um questionário com foco na percepção da questão. A maior parte dos professores conhecia ao menos mais um lugar, além de sua unidade educacional, como local de abandono de animais, bem como possuíam animais de companhia. Justamente por trabalharem, em média, há mais de sete anos em suas unidades já tiveram oportunidade de abordar o assunto em suas aulas, contudo, em sua maior parte, não o fizeram. Finalmente, enfatizamos que para a solução de tal questão, é crucial focarmos na educação e no treinamento de professores, uma vez que formam um pilar central nessa questão.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.











