PERCEPTIONS AND ATTITUDES OF ELEMENTARY SCHOOL TEACHERS REGARDING PET ABANDONMENT
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v25i3.67810Palavras-chave:
medicina veterinária, bem estar animalResumo
Este artigo analisa as percepções e atitudes de 261 professores de ensino fundamental que responderam a um questionário a respeito da possível presença de animais abandonados nas vizinhanças das escolas onde lecionavam, bem como seu conhecimento e atitudes no sentido de minimizar tal situação. O objetivo do presente artigo foi: caracterizar o conhecimento do professor (de ensino fundamental) sobre a questão do abandono de animais de companhia na vizinhança de seu local de trabalho. O foco central desse estudo foi o professor em função de que estudos prévios demonstraram que a abordagem das crianças perde sua efetividade após cerca de quatro meses. Portanto há a necessidade de estabelecermos estratégias mais efetivas. Adicionalmente, há a necessidade de retomadas periódicas dessa questão, o que pode ser feito de maneira mais apropriada exatamente por esse educador, já que está em contato regular com as crianças. Este é o primeiro estudo realizado no Brasil com esta proposta, e nossos resultados demonstram a necessidade de um treinamento regular e específico para desenvolver tal atividade satisfatoriamente, para tanto foi desenvolvido um questionário com foco na percepção da questão. A maior parte dos professores conhecia ao menos mais um lugar, além de sua unidade educacional, como local de abandono de animais, bem como possuíam animais de companhia. Justamente por trabalharem, em média, há mais de sete anos em suas unidades já tiveram oportunidade de abordar o assunto em suas aulas, contudo, em sua maior parte, não o fizeram. Finalmente, enfatizamos que para a solução de tal questão, é crucial focarmos na educação e no treinamento de professores, uma vez que formam um pilar central nessa questão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











