Avaliação do escore de condição corporal de machos adultos de cachorros-do-mato (Cerdocyon thous) sob cuidados humanos
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v23i3Esp.61531Keywords:
canídeos silvestres, índice de massa corporal, obesidade, selvagens, sobrepesoAbstract
Os cachorros-do-mato (Cerdocyon thous) são canídeos silvestres adaptados ao ambiente antropizado, atingindo o sucesso reprodutivo nesse novo habitat. Fator primordial para não constar na lista de ameaçados de extinção, como o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) e o cachorro-vinagre (Speothos venaticus). A complexidade do diagnóstico de doenças metabólicas em animais selvagens ainda é um desafio, tanto em vista a grande quantidade de estudos e a evolução da medicina de cães e gatos. Em cativeiro, os animais selvagens estão mais propícios a desenvolver obesidade, por isso, medidas de padrão da espécie fundamentados na conformação e biometria do indivíduo são necessários para se obter maior controle, não se baseando em dados subjetivos que podem diferir de acordo com o profissional O método mais fidedigno para avaliação da condição de escore corporal dos cachorros-do-mato (C. thous) desse estudo foi o método aplicado em gatos domésticos, no qual é necessário a medida da caixa torácica e o comprimento do meio da patela para a ponta dorsal do calcâneo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.











