Suplementação na dieta de cães adultos com ácido docosahexaenóico (DHA) proveniente da microalga Schizochytrium sp. e avaliação de seus efeitos na retina.
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v23i1Esp.59927Keywords:
Desempenho visual, Eletrorretinografia, Ômega 3.Abstract
Objetivou-se avaliar os efeitos da suplementação de DHA proveniente da microalga Schizochytrium sp., na retina de cães adultos, mensurados a partir do exame de eletrorretinografia. O tratamento, fornecido a 3 cães adultos, constituiu em uma dieta contendo 0,4% de microalga Schizochytrium sp. (560 mg de DHA). Os animais foram submetidos a exames de eletrorretinografia antes (dia 0) e ao final de 30 dias do fornecimento da dieta. A partir do traçado obtido no eletrorretinograma foram avaliadas as médias das amplitudes das ondas a e b, nos períodos do dia 0 e dia 30. Na onda a observou-se média de amplitude de 15,557 mV no dia 0 e 18,263 mV no dia 30. As médias da amplitude da onda b foram de 213,451 mV e 258,977 mV antes e após a suplementação, respectivamente. A partir dos resultados obtidos, é perceptível um aumento no traçado do exame de eletrorretinografia com a suplementação de DHA, demonstrando que pode haver uma relação entre a presença de DHA na dieta e melhor desempenho da retina.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.











