Suplementação na dieta de cães adultos com ácido docosahexaenóico (DHA) proveniente da microalga Schizochytrium sp. e avaliação de seus efeitos na retina.
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v23i1Esp.59927Palavras-chave:
Desempenho visual, Eletrorretinografia, Ômega 3.Resumo
Objetivou-se avaliar os efeitos da suplementação de DHA proveniente da microalga Schizochytrium sp., na retina de cães adultos, mensurados a partir do exame de eletrorretinografia. O tratamento, fornecido a 3 cães adultos, constituiu em uma dieta contendo 0,4% de microalga Schizochytrium sp. (560 mg de DHA). Os animais foram submetidos a exames de eletrorretinografia antes (dia 0) e ao final de 30 dias do fornecimento da dieta. A partir do traçado obtido no eletrorretinograma foram avaliadas as médias das amplitudes das ondas a e b, nos períodos do dia 0 e dia 30. Na onda a observou-se média de amplitude de 15,557 mV no dia 0 e 18,263 mV no dia 30. As médias da amplitude da onda b foram de 213,451 mV e 258,977 mV antes e após a suplementação, respectivamente. A partir dos resultados obtidos, é perceptível um aumento no traçado do exame de eletrorretinografia com a suplementação de DHA, demonstrando que pode haver uma relação entre a presença de DHA na dieta e melhor desempenho da retina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.











