SAÚDE ANIMAL E SISTEMAS DE GARANTIA DE SEGURANÇA ALIMENTAR APLICADO ÀS EXPLORAÇÕES PECUÁRIAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v24i2.54418Keywords:
alimentos, HACCP, produção primária, qualidade, zoonosesAbstract
A segurança dos alimentos deve ser assegurada ao longo do processo de produção, desde a primeira etapa que assenta na produção primária. As questões de segurança alimentar, a globalização, a internacionalização dos mercados e fundamentalmente a preocupação dos consumidores em relação aos riscos alimentares, torna fundamental a adoção de sistemas de garantia de segurança e de qualidade alimentar. Um sistema de garantia de qualidade e de segurança alimentar deve representar uma ferramenta de gestão e de vigilância e deve possuir necessariamente qualidades que o tornem relevantes para o produtor. A legislação na União Europeia obrigou à introdução do sistema HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points) ao longo de toda a cadeia de produção, mas a sua adoção pela produção primária não tem sido consensual. Neste artigo analisam-se as questões associadas à aplicação do sistema HACCP na produção primária com preponderância para a análise de riscos e implicações na saúde animal.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.











