Diagnóstico diferencial de lesões fibróticas em fígados bovinos condenados por fasciolose em matadouro frigorífico
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v21i4.42692Keywords:
condenação de fígados, Fasciola hepatica, fibrose hepática, macrófagos espumososAbstract
A fasciolose bovina apresenta alta prevalência na região sul do Espírito Santo e uma das principais características deste processo é a fibrose hepática. Em matadouros frigoríficos é comum a condenação de fígados que apresentam fibrose por fasciolose, mesmo na ausência do parasito. Objetivou-se com este estudo realizar o diagnóstico diferencial de lesões fibróticas em fígados bovinos condenados por esta enfermidade. Foram avaliados macro e microscopicamente fígados bovinos condenados por fasciolose no Sul do Estado do Espírito Santo e consideradas as variáveis: infiltrado inflamatório, fibrose, metaplasia mucoide e macrófagos espumosos nas regiões periportais. Utilizou-se estatística descritiva e teste de Qui-quadrado seguido do teste V de Cramer a 5% de probabilidade. No total, 28 fígados foram analisados e revelaram fibrose periportal e infiltrado inflamatório linfocítico predominantemente discretos. Também se verificou inflamação eosinofílica, predominantemente intensa. Os macrófagos espumosos foram observados em 25% dos casos e a metaplasia mucoide em 39,28%. Houve associação significativa entre fibrose e infiltrado inflamatório linfocítico e vice-versa, entre fibrose e macrófagos espumosos e vice-versa e entre metaplasia e infiltrado inflamatório eosinofílico. Conclui-se com este estudo que a fibrose e o infiltrado inflamatório são as alterações mais frequentes em fígados condenados por fasciolose. Contudo, a fibrose hepática também está associada à presença de macrófagos espumosos, que pode ser decorrente de outras enfermidades. Assim, a fibrose, isoladamente, não deveria ser utilizada como um critério para condenação por fasciolose. Por outro lado, a metaplasia mucoide é uma alteração frequente em animais com esta doença e poderia ser considerada como um critério de julgamento pela histopatologia.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors that wish to publish in AVS agree with the following conditions:
- To keep copyright of the article and allow the AVS to publish the first time. The article will be licensed by Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional allowing the sharing of their work.
- Authors may distribute their work by other channel of distribution (ex.: local or public repository).
- Authors have the permission to publish their work online, using different channels (similar to above), even before the final editorial process.











