DISTRIBUIÇÃO DO HERPESVIRUS BOVINO TIPO 5 EM ENCÉFALO DE BOVINO NATURALMENTE INFECTADO
DOI:
https://doi.org/10.5380/avs.v27i2.82372Palavras-chave:
córtex, encefalite bovina, infecção natural, PCR em tempo realResumo
Foi investigada a ocorrência de uma doença neurológica em uma criação de gado de corte no município de Joaçaba, Estado de Santa Catarina, Brasil. Os animais apresentaram sinais neurológicos como incoordenação, cegueira, andar cambaleante, salivação e movimento lateral da cabeça. Dois animais foram acompanhados até a morte. Com a morte do primeiro, foi descartada a ocorrência de raiva e a suspeita passou a ser infecção por herpesvirus bovino. No segundo animal foi realizado exame histopatológico, PCR em tempo real para Herpesvirus bovinos tipo 1 e 5 (BoHV-1 e BoHV-5), isolamento viral e diagnóstico diferencial de raiva. As lesões microscópicas encontradas foram compatíveis com infecção viral e o animal foi positivo para BoHV-5, sendo que cortes do encéfalo foram submetidos a PCR em tempo real para quantificação. As porções do córtex parietal e frontal apresentaram maior carga viral que temporal e occipital. O diagnóstico de raiva, de BoHV-1 e o isolamento viral foram negativos. Esses resultados reforçam a distribuição heterogênea no vírus no encéfalo, já demonstrada experimentalmente, e contribuem para o conhecimento da patogenia da doença.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.