Blockchain, Big Data e diritto d’autore
DOI:
https://doi.org/10.5380/rrddis.v1i1.93432Palavras-chave:
Blockchain, Copyright, Token, Authenticity, Digital Evidence.ABSTRACT, The paper analyzes the potential impact of blockchain on the management of copyright and related rights, from its attribution to the transfer to the end user of thResumo
Il lavoro analizza il potenziale impatto della blo-ckchain sulla gestione del diritto d’autore e con-nessi, a partire dalla sua attribuzione fino alla cessione all’utente finale dell’opera creativa, passando per il sistema delle licenze. Muovendo da una ricostruzione accorta delle potenzialità e dei limiti dei sistemi distribuiti con riguardo alle nuove dinamiche imposte dalla digitalizza-zione dei contenuti creativi, si giunge infine a sostenere la necessità di un approccio concreto e sistematico per una valorizzazione effettiva dei principi autorali, pur nel rinnovato contesto tecnologico.
Referências
AA. VV., Study on Blockchains - Legal, governance and interoperability aspects (SMART 2018/0038), 2020, https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/news/study-blockchains--legal-governance-and-interoperability-aspects-smart-20180038.
ALLAN,J. E. M. (ed.), Trends and Developments in Artificial Intelligence, Challenges to the Intellectual Property Rights Framework, Final report, 2020, https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/news/trends-and-developments-artifi-cial-intelligence-challenges-intellectual-property-rights-0;
ALLEN, D.; CAMPO, J.; UGUR, E.; WHEELER-MACKTA, H.The Effects of Music Recommendation Engines on the Filter Bubble Phenomenon, WPI Working Paper, 2016, https://web.wpi.edu/Pubs/E-project/Available/E-pro-ject-011817-125559/unrestricted/MusicDiscoveryIQP_Report_12.21.16.pdf.
BAYM, N. ; SWARTZ, L.; ALACORN, A.Convening Technologies: Blockchain and the Music Industry, in 13 Int. J. of Communication, 2019, p. 405 e ss.
BELL, T.W. Copyrights, Privacy, and the Blockchain, in 42 Ohio Northern Universi-ty L. Rev., 2016; p.439 ss.;
BERTONI, A.; MONTAGNANI, M.L.Il ruolo degli intermediari Internet tra tutela del diritto d’autore e valorizzazione della creatività in rete, inG. Comm., 2013, 537 ss.
BERTONI, A.; MONTAGNANI, M.L.La modernizzazione del diritto d’autore e il ruolo degli intermediariJANSSEN, A.U. ; PATTI,F.P. Demistificare gli smart contracts, in Oss. dir. civ. e comm., 2020, p. 31;
BIANCHINI, M. ; KWON,I. Blockchain per Start-up e PMI in Italia, 2020, p. 26 ss. (https://www.oecd.org/italy/blockchain-per-le-pmi-e-gli-imprenditori-in--italia-bdbbb4ea-it.htm)
BODO, B.; GERVAIS, D.; QUINTAIS, J. P.Blockchain and smart contracts: the missing link in copyright licensing?, in 26 Int. J. Law & Inf. Techn., 2018, p. 311 ss.;
BOOKOUT,J. A Brief Introduction to Digital Art & Blockchain, in 37 (3) Cardozo Arts & Ent. L.J., 2019, p. 558
BOUCHER,P. How Blockchain can change our lives, 2017, https://www.europarl.europa.eu/RegData/etudes/IDAN/2017/581948/EPRS_IDA(2017)581948_EN.pdf;
BRIDY, A.The Price of Closing the “Value Gap”: How the Music Industry Hacked EU Copyright Reform, in 22 (2) Vand. J. Ent. & Tech. L., 2020, p. 323 ss.
CERRATO, S. A. Appunti su smart contract e diritto dei contratti, in Banca, borsa, tit., cred., 2020, 370
CHAN, V. ; KOO, A. M.Blockchain Evidence in Internet Courts in China:The Fast Track for Evidence Collection for Online Disputes, https://www.lexology.com/library/detail.aspx?g=1631e87b-155a-40b4-a6aa-5260a2e4b9bb
DAVOLA, A.; R. PARDOLESI. What is Wrong in the Debate about Smart Contracts, in EuCML, 2020, p. 201 ss.;
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores declaram que qualquer texto apresentado, se aceito, não será publicado em outro meio/lugar, em inglês ou em qualquer outra língua, e inclusive por via eletrônica, salvo mencione expressamente que o trabalho foi originalmente publicado na RRDDIS - Revista Rede de Direito Digital, Intelectual & Sociedade. A Revista RRDDIS desde a sua primeira publicação, licencia todos os textos sob a Licença Creative Commons — Atribuição 4.0 Brasil — CC BY 4.0 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista;
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL Os autores que publicam na Revista RRDDIS concordam com os seguintes termos: – os autores mantêm os direitos autorais e transferem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons — Atribuição 4.0 Brasil — CC BY 4.0 BR, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista; – os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada na Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista; – qualquer pessoa é livre para compartilhar (copiar e redistribuir o trabalho em qualquer suporte ou formato) e para adaptar (remixar, transformar e criar a partir do trabalho) para qualquer fim, mesmo que comercial, devendo todavia, em qualquer caso, dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas no trabalho original, nos termos da Licença Creative Commons — Atribuição 4.0 Brasil — CC BY 4.0 BR e respeitados a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, e outros normativos vigentes.
