A trajetória histórico-educativa da instrução pública na cidade do Rio Grande (1845-1857) / The historical-educational trajectory of public instruction in the city of Rio Grande (1845-1857)

Autores

  • Elomar Antonio Callegaro Tambara Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Vanessa Barrozo Teixeira Aquino Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Eduardo Arriada Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rhhe.v3i8.65196

Palavras-chave:

Instrução pública, Ensino secundário, Cidade do Rio Grande / Public Instruction, Secondary Education, City of Rio Grande

Resumo

Este trabalho aborda os aspectos histórico-educativos da instrução pública na cidade do Rio Grande, no período pós Revolução Farroupilha. Destaca as particularidades deste período com ênfase nos espaços escolares, na remuneração dos professores públicos e nos primórdios do ensino secundário local mantido pela iniciativa privada. A partir das constatações sobre a precariedade de recursos investidos pelo governo provincial na instrução pública, tanto nos espaços escolares como nos salários dos professores, nota-se que a iniciativa privada abarcou as demandas educacionais do município, principalmente no que tange o ensino secundário, suprindo a carência de investimentos e organizando uma estrutura de novas instituições educativas. 

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This work approaches the historical-educational aspects of the public instruction in the city of Rio Grande, in the post Farroupilha Revolution. It highlights the particularities of this period with emphasis in the school spaces, in the public teacher's remuneration and in the beginning of the local secondary education kept by the private sector. With the information about the precariousness of resources invested by the provincial government, we note that the private sector encompassed the educational demands of the city, mainly in terms of the secondary education, providing the lack of investments and organizing a structure of new educational institutions.

Biografia do Autor

Elomar Antonio Callegaro Tambara, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Professor Titular na Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Vanessa Barrozo Teixeira Aquino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Profa. Dra Vanessa Barrozo Teixeira Aquino
Curso de Bacharelado em Museologia
DCI/FABICO/UFRGS

Eduardo Arriada, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Professor na Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutor em Educação (PUCRS)

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Publicado

2019-06-12

Como Citar

Tambara, E. A. C., Aquino, V. B. T., & Arriada, E. (2019). A trajetória histórico-educativa da instrução pública na cidade do Rio Grande (1845-1857) / The historical-educational trajectory of public instruction in the city of Rio Grande (1845-1857). Revista De História E Historiografia Da Educação, 3(8), p. 21–45. https://doi.org/10.5380/rhhe.v3i8.65196

Edição

Seção

Fluxo Contínuo