Infâncias por escrito: cartas de escolares em um suplemento infantil catarinense (1972-1987)

Autores

  • Luciana Mara Espíndola Santos Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Maria Teresa Santos Cunha Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i3.52752

Palavras-chave:

O Estadinho, Infâncias, Cartas infantis, Escolarização.

Resumo

Este artigo busca discutir alguns aspectos que envolveram a produção de O Estadinho, suplemento infantil dominical encartado pelo jornal O Estado (1915-2009), em Santa Catarina e que circulou entre 1972 e 1987. O estudo pretende analisar esse suplemento infantil ao longo de seus quinze anos de existência, evidenciando distintos modos de perceber e construir a escrita das infâncias ressaltando as cartas publicadas de leitores. As cartas foram aqui analisadas, na perspectiva da cultura escrita, onde se valorizava aspectos relacionados as motivações dos escreventes, as redes de sociabilidade envolvidas, as políticas editorias do suplemento. Cartas trocadas entre o suplemento e seus leitores e publicadas nesse impresso testemunham de como a infância vivida por aquelas crianças, que se correspondiam com O Estadinho, estava permeada por elementos relacionados à escolarização e a uma relação afetiva com o próprio impresso infantil.

Written childhood: letters from schoolchildren in an infant supplement from Santa Catarina (1972-1987). This article aims to discuss some aspects that involved the production of O Estadinho, a Sunday supplement for children published by the newspaper O Estado (1915-2009) in Santa Catarina and circulated between 1972 and 1987. The study intends to analyze this child supplement throughout its Fifteen years of existence, evidencing different ways of perceiving and constructing childhood writing highlighting the letters published by readers. The letters were analyzed from the point of view of the written culture, where aspects related to the motivations of the clerks, the networks of sociability involved, and the publishing policies of the supplement were valued. Letters exchanged between the supplement and its readers and published in this form testify to how the childhood lived by those children, who corresponded with O Estadinho, was permeated by elements related to schooling and to an affective relationship with the child's own print. Keywords: O Estadinho; Childhood; Children's letters; Schooling.

Biografia do Autor

Luciana Mara Espíndola Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professora da Educação Básica municipal de Florianópolis/SC, acadêmica do curso de doutorado em História e Historiografia da Educação - FAED/UDESC, sob orientação da Professora Doutora Maria Teresa Santos Cunha

Downloads

Publicado

2017-08-27

Como Citar

Santos, L. M. E., & Cunha, M. T. S. (2017). Infâncias por escrito: cartas de escolares em um suplemento infantil catarinense (1972-1987). Revista De História E Historiografia Da Educação, 1(3), p. 232–254. https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i3.52752

Edição

Seção

Fluxo Contínuo