Educação e identidade nacional argentina (1884-1913)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i3.50250Palavras-chave:
Educação, Argentina, Identidade nacional, História da Educação.Resumo
Na segunda metade do século XIX, a educação pública passou a desempenhar papel central para o fortalecimento institucional do Estado argentino e a consolidação da identidade nacional. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é discutir a relação entre escola e nacionalidade, tendo como recorte dois temas fundamentais para a história educacional do país: a promulgação da Lei de Educação Comum, em 1884, e o projeto de educação patriótica capitaneado pelo Conselho Nacional de Educação durante a gestão de Ramos Mejía (1908-1913). Partindo da análise de seus significados e desdobramentos, pretende-se demonstrar como as políticas públicas educacionais contribuíram para selecionar e difundir os elementos mais convenientes à formação simbólica da nação, inviabilizando aspectos culturais e sujeitos sociais vistos à margem da verdadeira “argentinidade”.
Education and Argentinian national identity (1884-1913). Abstract: In the second half of the 19th century, public education started to play a vital role to Argentinian State institutional strengthening and national identity consolidation. This article aims to discuss relation between school and nationality, by means of two central subjects on educational history of the country: Common Education Law of 1884 and patriotic education project, headed by National Council of Education during Ramos Mejía administration (1908-1913). Based on analyses of its meanings and deployments, it seeks to demonstrate how public policies contributed to select and disseminate most convenient elements to symbolic formation of the Nation, making invisible cultural aspects and social individuals seen as apart from the truly “Argentinity”. Keywords: education; Argentina; national identity; History of Education.