A pesquisa em História da Educação no sudoeste do Paraná: análise e perspectiva / The research in History of Education in the southwest of Paraná: analysis and perspective

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i4.56109

Parole chiave:

Colonização e escolarização, História da Educação Regional, Sudoeste do Paraná / Colonization and schooling, History of Regional Education, Southwest of Paraná

Abstract

Neste artigo propomos uma análise da história e historiografia da educação da atual mesorregião Sudoeste do estado do Paraná. O objetivo é contribuir com o debate acerca da história da educação regional, considerando os principais acontecimentos históricos que afetaram a constituição dessa região em meados do século XX, marcada pela disputa pela terra. A ocupação se intensificou a partir da década de 1930, no contexto de “Marcha para Oeste”, através da migração de colonos sulistas e administração de companhias colonizadoras. Neste contexto, formas de escolarização foram sendo organizadas pelos colonos e companhias. Para compreender tal processo, tomamos como embasamento teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético e utilizamos como fontes de pesquisa os livros, monografias, dissertações, teses e artigos produzidos sobre a temática. Analisamos as produções existentes sobre a escolarização institucionalizada na região entre as décadas de 1930 e 1970, através da seguinte classificação: “instrução sem instituição”, “casa escolar”, “casa escolar pública” e “grupo escolar” (EMER, 1990). Também desenvolvemos um breve levantamento historiográfico de pesquisas existentes sobre as primeiras iniciativas educacionais no Sudoeste do Paraná, desenvolvidas no recorte histórico entre 1940 a 1990. Podemos concluir que a produção sobre a escolarização institucionalizada nestas regiões no período delimitado é escassa, o que configura um grande desafio para pesquisadores e grupos de pesquisa da região em mapear as fontes ainda disponíveis e resgatar as singularidades da história da educação na mesorregião Sudoeste do Paraná.

* * *

In this article, we propose an analysis of history and historiography of education in the mesoregion southwest of the state of Parana. The objective is to contribute to the debate about the history of regional education, considering the main historical events that affected the constitution of this region during 20th century, marked by the land dispute. The occupation intensified from the 1930s onwards, in the context of the “March to the West”, through the migration of southern settlers and the administration of colonizing companies. In this context, forms of schooling were being organized by settlers and companies. In order to comprehend this process, we assume as a theoretical-methodological basis historical-dialectical materialism and use as search source books, monographs, dissertations, thesis and articles produced about this thematic. We analyzed the existing productions about institutionalized schooling in the region between the decades of 1930 and 1970, through the following classification: “instruction without institution”, “school house”, “public school house” and “school group” (EMER, 1990). We also developed a brief historiographical survey of the existing researches about the first educational initiatives in the Southwest of Paraná, developed in the historical cut from 1940 to 1990. We can conclude that the production about the institutionalized schooling in this regions during the delimited period is scarce, which configures a great challenge to researchers and research groups in the region to map the sources that are still available and rescue the singularities of the education history in the mesoregion Southwest of Paraná.

Biografie autore

Denise Kloeckner Sbardelotto, UNIOESTE

Doutora pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Pós-doutora pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão/PR

André Paulo Castanha, UNIOESTE - Francisco Beltrão.

[1] Professor do Colegiado de Pedagogia e do Mestrado em Educação da UNIOESTE – Campus de Francisco Beltrão – PR. Membro do Grupo de Pesquisa: História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDOPR – GT local do HISTEDBR. Doutor em Educação pela UFSCar e Pós-doutor na área de Filosofia e História da Educação pela UNICAMP. Bolsista Produtividade Fundação Araucária.

Pubblicato

2018-02-06

Come citare

Sbardelotto, D. K., & Castanha, A. P. (2018). A pesquisa em História da Educação no sudoeste do Paraná: análise e perspectiva / The research in History of Education in the southwest of Paraná: analysis and perspective. Revista De História E Historiografia Da Educação, 2(4), p. 189–213. https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i4.56109

Fascicolo

Sezione

Fluxo Contínuo