Utopias negras: Eduardo de Oliveira e Oliveira, educação e questão racial no Brasil (anos 1970)

Autori

  • Rafael Petry Trapp Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i0.52261

Parole chiave:

Educação, Questão racial, Subjetividade, Eduardo de Oliveira e Oliveira

Abstract

O presente artigo procura situar historicamente aspectos do pensamento sociológico negro de Eduardo de Oliveira e Oliveira sobre educação e questão racial no Brasil ao longo da década de 1970. São também objeto da reflexão as experiências no campo educacional de grupos de universitários negros brasileiros, mormente do Grupo de Trabalho André Rebouças, da Universidade Federal Fluminense, e de acadêmicos negros da Universidade Federal de São Carlos, no mesmo contexto. Queremos demonstrar a importância das articulações entre raça e educação no questionamento social e político que esses sujeitos endereçaram às suas respectivas universidades.

Black utopias: Eduardo de Oliveira e Oliveira, education and racial question in Brazil (1970’s). This article aims to historically contextualize some aspects of the black social thought of Eduardo de Oliveira e Oliveira about education and racial question in Brazil in the 1970s. We also think about experiences in the educational field of some groups of Brazilian black academics, such as the Working Group André Rebouças, from the Fluminense Federal University, and also of black students from the Federal University of São Carlos, in the same context. We want to demonstrate the importance of the relations between race and education in the social and political questioning that these subjects made to their universities. Keywords: Education; Racial question; Subjectivity; Eduardo de Oliveira e Oliveira.

Biografia autore

Rafael Petry Trapp, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Historia pela PUCRS. Doutorando em Historia na Universidade Federal Fluminense. Bolsista da FAPERJ.

Pubblicato

2017-07-11

Come citare

Trapp, R. P. (2017). Utopias negras: Eduardo de Oliveira e Oliveira, educação e questão racial no Brasil (anos 1970). Revista De História E Historiografia Da Educação, 1, p. 214–236. https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i0.52261

Fascicolo

Sezione

Fluxo Contínuo