v. 1, n. especial (2017)

					Visualizar v. 1, n. especial (2017)
Dossiê - Em nome da ordem e do progresso: educação, trabalho e infância no Brasil
Publicado: 2017-07-11
  • Expediente

    Revista de História e Historiografia da Educação
    p. 1-2
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i0.52205
  • Editorial

    Cláudio de Sá Machado Jr., Evelyn de Almeida Orlando
    p. 3-4
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i0.52212

Dossiê Temático

  • Apresentação - Como construir uma nação?

    Fabiana da Silva Viana, Marileide Lázara Cassoli
    p. 5-7
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i0.53537
  • Escolas, catequese e trabalho de índios aldeados nas Minas Gerais (século XVIII)

    Adriano Toledo Paiva
    p. 8-28
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i0.52206
  • Os horizontes de expectativas de progresso: a organização da instrução profissional nos discursos do Senado Mineiro

    Bárbara Braga Penido Lima
    p. 29-57
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i0.52207
  • A família (en)contra a escola: pobreza, conflitos e obrigatoriedade escolar nas Minas Gerais do século XIX

    Fabiana da Silva Viana
    p. 58-90
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i0.52208
  • Família, educação e trabalho: as estratégias educativas das famílias em relação aos seus “descendentes” nas comarcas do Rio da Velhas e de Vila Rica entre cerca de 1720 e 1770

    Fabrício Vinhas Manini Angelo
    p. 91-122
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i0.53610
  • Escola rural, tempo escolar e crianças trabalhadoras em Minas Gerais (1892-1899)

    Gilvanice Barbosa da Silva Musial
    p. 123-140
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i0.52209
  • Úteis a si e à nação: a criança no processo de transição do sistema de trabalho - Brasil, segunda metade do século XIX

    Heloísa Maria Teixeira
    p. 141-169
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i0.52210
  • "Trata-se de uma rapariga de cor...": honestidade, moral e serviço doméstico feminino. Belo Horizonte, 1897-1920

    Marileide Lázara Cassoli
    p. 170-192
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i0.52211

Fluxo Contínuo

  • Educação e liberalismo no pensamento de Clemente Mariani

    Alvaro de Oliveira Senra
    p. 193-213
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i0.50847
  • Utopias negras: Eduardo de Oliveira e Oliveira, educação e questão racial no Brasil (anos 1970)

    Rafael Petry Trapp
    p. 214-236
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i0.52261
  • Fatores associados ao fraco acesso das meninas ao Ensino Primário em Moçambique

    Octavio Jose Zimbico
    p. 237-256
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i0.50498
  • A quem pertencem nossas escolas?

    Rogério Cunha de Castro, Lia Ciomar Macedo de Faria
    p. 257-275
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i0.50687

Resenhas

  • A história da educação dos negros no Brasil

    Cíntia Borges de Almeida, Marcelo Gomes da Silva
    p. 276-287
    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i0.53535