v. 1, n. especial (2017)

					Visualizar v. 1, n. especial (2017)
Dossiê - Em nome da ordem e do progresso: educação, trabalho e infância no Brasil
Publicado: 2017-07-11
  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i0.52205
    Revista de História e Historiografia da Educação
    p. 1-2
  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i0.52212
    Cláudio de Sá Machado Jr., Evelyn de Almeida Orlando
    p. 3-4

Dossiê Temático

  • Apresentação - Como construir uma nação?

    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i0.53537
    Fabiana da Silva Viana, Marileide Lázara Cassoli
    p. 5-7
  • Escolas, catequese e trabalho de índios aldeados nas Minas Gerais (século XVIII)

    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i0.52206
    Adriano Toledo Paiva
    p. 8-28
  • Os horizontes de expectativas de progresso: a organização da instrução profissional nos discursos do Senado Mineiro

    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i0.52207
    Bárbara Braga Penido Lima
    p. 29-57
  • A família (en)contra a escola: pobreza, conflitos e obrigatoriedade escolar nas Minas Gerais do século XIX

    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i0.52208
    Fabiana da Silva Viana
    p. 58-90
  • Família, educação e trabalho: as estratégias educativas das famílias em relação aos seus “descendentes” nas comarcas do Rio da Velhas e de Vila Rica entre cerca de 1720 e 1770

    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i0.53610
    Fabrício Vinhas Manini Angelo
    p. 91-122
  • Escola rural, tempo escolar e crianças trabalhadoras em Minas Gerais (1892-1899)

    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i0.52209
    Gilvanice Barbosa da Silva Musial
    p. 123-140
  • Úteis a si e à nação: a criança no processo de transição do sistema de trabalho - Brasil, segunda metade do século XIX

    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i0.52210
    Heloísa Maria Teixeira
    p. 141-169
  • "Trata-se de uma rapariga de cor...": honestidade, moral e serviço doméstico feminino. Belo Horizonte, 1897-1920

    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i0.52211
    Marileide Lázara Cassoli
    p. 170-192

Fluxo Contínuo

  • Educação e liberalismo no pensamento de Clemente Mariani

    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i0.50847
    Alvaro de Oliveira Senra
    p. 193-213
  • Utopias negras: Eduardo de Oliveira e Oliveira, educação e questão racial no Brasil (anos 1970)

    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i0.52261
    Rafael Petry Trapp
    p. 214-236
  • Fatores associados ao fraco acesso das meninas ao Ensino Primário em Moçambique

    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i0.50498
    Octavio Jose Zimbico
    p. 237-256
  • A quem pertencem nossas escolas?

    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i0.50687
    Rogério Cunha de Castro, Lia Ciomar Macedo de Faria
    p. 257-275

Resenhas

  • A história da educação dos negros no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i0.53535
    Cíntia Borges de Almeida, Marcelo Gomes da Silva
    p. 276-287