Os horizontes de expectativas de progresso: a organização da instrução profissional nos discursos do Senado Mineiro
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i0.52207Palavras-chave:
Progresso, Senado Mineiro, Instrução Pública, Instrução ProfissionalResumo
Este trabalho visa analisar os horizontes de expectativas contidos nos discursos do Senado Mineiro, entre 1891 e 1906, pesquisados nos Anais do Senado Mineiro. A partir da documentação reunida, buscamos interpretar como as ideias de progresso e instrução profissional norteavam as concepções dos senadores. Procuramos compreender de que modo as instituições escolares de formação profissional foram entendidas pela elite política como instrumento para atingir o desenvolvimento econômico e social; isto é, usando do vocabulário discursivo da época, o engrandecimento mineiro. Desse modo, tomamos como aportes teórico-metodológicos os conceitos de espaço de experiência e horizonte de expectativas cunhados por Reinhart Koselleck; o conceito de repertório conforme a definição de Angela Alonso e as proposições de análise do discurso realizadas por Patrick Charaudeau. Ao considerar o Senado Mineiro como espaço de embates retóricos, pretendemos compreender como o vocábulo progresso foi mobilizado para discutir a instalação de instituições de formação profissional como estratégia para equipara o estado mineiro aos núcleos sociais entendidos como modernos e civilizados.
Progress' horizons of expectations: the framing of Professional Edication in discourses from the Senate of Minas Gerais. This paper aims to analyse the horizons of expectations which lay within Minas Gerais State between the years of 1891 and 1906, available at Minas Gerais Senate Records. From the gathered documents, we aimed to provide an interpretation of how the notions of progress and professional education outlined the senators ideas. We intended to comprehend in which ways professional education institutions were understood by some of the most powerful politicians as an instrument to achieve social and economical development; which was the enlargement of Minas Gerais state, as senators would address to it at that time. Therefore, we have chosen the following theoretical-methodological contributions: Reinhart Koselleck's concepts of space of experience and horizons of expectations; Angela Alfonso' concept of repertoire according to the definition; and Patrick Charaudeau's propositions into speech analysis. We considered Minas Gerais Senate as a field of rhetoric attacks in order to understand how the word progress was brought up in arguments considering the establishment of professional education institutes as a strategy to equate Minas Gerais State to the social areas considered modern and civilised. Keywords: Progress; Minas Gerais Senate; Public Education; Professional Education.