Escolas, catequese e trabalho de índios aldeados nas Minas Gerais (século XVIII)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i0.52206Parole chiave:
Escola indígena, Indígenas, Brasil ColonialAbstract
Este artigo é uma tentativa de entender as relações sociais e de poder na construção de uma escola nos sertões do Rio Doce (Cuieté). Estudamos os processos de instituição do Estado na fronteira colonial, especialmente na gestão da força de trabalho dos povos indígenas. Problematizamos a construção de uma escola sobre os domínios indígenas, avaliando a configuração deste espaço, assim como os conflitos e identidades inerentes a este processo. O principal objetivo de nossos estudos é resgatar a historicidade dos povos conquistados em meio às representações e ações dos empreendimentos de conquista.
Schools, catechesis and indigenous work in Minas Gerais (18th century). This article is an attempt to understand the social and power relationships in the construction of a school in the “sertões do Rio Doce” (Cuieté) ("hinterland of river Doce"). We studied the processes of institutionalization of the State in the colonial frontier, especially in the management of the indigenous workforce. We problematized the construction of a school in the indigenous domains, assessing the arrangement of this area, as well as conflicts and identities inherent to this process. The main purpose of this research is to retrieve the historicity of the colonized people amid the representations and actions of the ventures of conquest. Keywords: Indigenous school; Indigenous peoples; Brazil Colonial.