A “fonte da felicidade”: a instrução pública na província do Espírito Santo (1833-1844) / The source of hapiness: public instruction in the province of Espírito Santo (1833-1844)

Autores/as

  • Rodrigo da Silva Goularte Instituto Federal do Espírito Santo - IFES/FAPES

DOI:

https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i6.63669

Palabras clave:

Instrução pública, Religião, Civilização, Presidentes de Província, Espírito Santo / Public Instruction, Religion, Civilization, Presidents of Province, Espírito Santo

Resumen

Nos relatórios dos presidentes de província do Espírito Santo de 1833 a 1844, a instrução pública aparece junto da religião como pilar para a civilização, esta última carregada de sentidos como “hábitos polidos e apropriados”, “bom governo” e catolicismo. Isso se dava em virtude dessas autoridades escreverem em um contexto intelectual herdeiro do iluminismo lusitano, marcado por limitações ao cartesianismo e pela valorização da religião católica. Em alguns desses relatórios também estão registrados dados relativos ao quantitativo de alunos nas aulas de primeiras letras (ensino primário) e maiores (ensino secundário), além das remunerações dos professores. Esses dados foram contrastados com os discursos dos presidentes de província com objetivo de se comparar as ideias dessas autoridades sobre a instrução pública, referenciadas nos elementos do iluminismo português herdados pela intelectualidade brasileira nas primeiras décadas do século XIX, com a prática de seus governos para com a condução da instrução pública na província do Espírito Santo.

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In reports of the presidents of the Espírito Santo province, from 1833 to 1844, public instruction appears with religion as a pillar for civiliza-tion, charged with meanings such as "polite and proper habits," "good gov-ernment," and Catholicism. This was due to the authorities writing in an in-tellectual context heir to the Lusitanian Enlightenment, marked by limita-tions to Cartesianism and valuation of the Catholic religion. Some of these reports also record data on the number of students in first-grade (primary) and higher classes (secondary), in addition to teachers' salaries. These data were contrasted with speeches of the provincial presidents in order to com-pare the ideas of these authorities on public education, referenced in the ele-ments of Portuguese enlightenment, inherited by Brazilian intelligentsia in the first decades of the nineteenth century, with the practice of their govern-ments towards the conduct of public instruction in the province of Espírito Santo.

Biografía del autor/a

Rodrigo da Silva Goularte, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES/FAPES

Licenciado, mestre (UFES) e doutor (UFF) em História. Professor de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Campo de interesse para pesquisa: História política do Brasil no século XIX.

Publicado

2019-05-08

Cómo citar

Goularte, R. da S. (2019). A “fonte da felicidade”: a instrução pública na província do Espírito Santo (1833-1844) / The source of hapiness: public instruction in the province of Espírito Santo (1833-1844). Revista De História E Historiografia Da Educação, 2(6), p. 25–49. https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i6.63669

Número

Sección

Fluxo Contínuo