Vou aprender a ler pra ensinar meus camaradas: associativismo negro e educação no pós-abolição / I will learn to read to teach my comrades: black associativism and post-abolition education

Autores/as

  • Jonatas Roque Ribeiro Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i5.57881

Palabras clave:

Educação, Associativismo Negro, Pós-abolição / Education, Black Associativism, Post-Abolition

Resumen

Este artigo pretendeu evidenciar algumas práticas executadas, no campo educacional, pelo coletivo negro associado ao Clube 28 de Setembro em Pouso Alegre, Minas Gerais. Os recentes estudos sobre associativismo negro no pós-abolição têm revelado o quanto associações beneficentes e culturais, formadas por homens e mulheres negras, contribuíram para a constituição e consolidação de ideias e ações práticas no campo educacional. Verificou-se também que, para aqueles sujeitos, a educação foi considerada a porta de entrada para a ascensão econômica e social, além de ser um meio de combate ao preconceito de cor e uma forma de garantia ao exercício da cidadania plena.

* * *

This article intends to highlight some of the practices carried out in the educational field by the black group associated to the Clube 28 de Setembro in Pouso Alegre, Minas Gerais. Recent studies of black associativism in post-abolition have revealed how much benevolent and cultural associations formed by black men and women have contributed to the constitution and consolidation of practical ideas and actions in the educational field. It was also found that, for those subjects, education was considered the gateway to economic and social rise, as well as being a means of combating color bias and a form of guarantee to the exercise of full citizenship.

Biografía del autor/a

Jonatas Roque Ribeiro, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em História pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas (2016) e Graduado em História pela Universidade do Vale do Sapucaí (2013). Desenvolve pesquisas nas áreas de história social, história do Brasil, pós-abolição, associativismo negro, escravidão e liberdade, clubes sociais negros, história do trabalho.

Publicado

2018-07-23

Cómo citar

Ribeiro, J. R. (2018). Vou aprender a ler pra ensinar meus camaradas: associativismo negro e educação no pós-abolição / I will learn to read to teach my comrades: black associativism and post-abolition education. Revista De História E Historiografia Da Educação, 2(5), p. 53–75. https://doi.org/10.5380/rhhe.v2i5.57881

Número

Sección

Fluxo Contínuo