Entre documentos e representações: reflexões sobre a operação historiográfica na revista Pais & Filhos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i1.44933

Palabras clave:

Operação Historiográfica, História Cultural, Revista Pais & Filhos, Educação

Resumen

O objetivo desse artigo é discutir, à luz da história cultural, elementos relevantes para a construção de uma operação historiográfica, como a metodologia, a escolha e o uso das fontes, assim como a sua respectiva materialidade. Trata-se de um processo que se consolida, de um lado, na escrita de uma narrativa autoral e, de outro, na aproximação com os demais estudos do campo científico. De modo específico, pretende-se estabelecer um diálogo entre os discursos teóricos e metodológicos com a pesquisa desenvolvida, no qual realizo o levantamento e análise das práticas discursivas e representações sociais de infância e de suas instituições afins (como famílias, espaços escolares e médicos, por exemplo), nas páginas da revista Pais & Filhos.

Between documents and representations: reflections on the historiographical operation in the Pais & Filhos magazine. This present paper aims to discuss the prominent issues for the historiographical operation in the context of cultural history, as the methodology, the choice and use of sources and their respective materiality. On the one hand, this process is consolidated in writing an authorial narrative and the other hand it is marked by the necessary approximation with other studies the scientific field. In a specific way, the goal is to relate the theoretical and methodological discourse to the research that I have developed, in which I realize the analysis of the discursive practices and social representations of childhood and its related institutions (such as families, school spaces and doctors, for example), the pages of the publication entitled Pais & Filhos (Parents & Children). Keywords: Historiographical operation; Cultural history; Pais & Filhos Magazine; Education.

Biografía del autor/a

Liana Pereira Borba dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PROPED (UERJ) e Professora de Educação Infantil do Colégio Pedro II. Áreas de interesses: História da Educação, Educação Infantil e Formação de Professores.

Publicado

2017-01-01

Cómo citar

Santos, L. P. B. dos. (2017). Entre documentos e representações: reflexões sobre a operação historiográfica na revista Pais & Filhos. Revista De História E Historiografia Da Educação, 1(1), p. 117–135. https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i1.44933

Número

Sección

Fluxo Contínuo