O coronel e o professor: o ensino público na dinâmica do sistema coronelista de poder na região de colonização italiana
DOI:
https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i3.51751Keywords:
Coronelismo, Educação, Rio Grande do Sul.Abstract
Diferentes trocas de favores e práticas clientelistas são claramente observáveis durante o período republicano brasileiro. A fim de sempre manter um expressivo plantel de eleitores, os partidos republicanos lançavam mão das mais variadas técnicas para a manutenção da base sufragista. No Rio Grande do Sul uma das moedas de troca, e meio para preservação da base, estava relacionada ao ensino público e suas escolas. Tanto a localização, quanto os professores que ministrariam as “aulas públicas”, se tornaram moedas de barganha entre o Presidente do Estado, os coronéis locais e os eleitores. E tal ação é claramente percebida na região de colonização italiana, como apresenta o artigo a seguir.
The coronel and the teachar: public education in the dynamics of the coronelist system power in the italian colonization region. Different exchanges of favors and clientelists practices are clearly observable during the Brazilian Republican period. In order to maintain an expressive constituency of voters, the republican parties used the most varied techniques to maintain the suffragist base. In Rio Grande do Sul one of the exchange coins, and a way for preserving the base, was related to public education and its schools. Both the location and the teachers who would teach the "public lessons" became bargaining chips between the President of the State, the local colonels, and the voters. And this action is clearly perceived in the region of Italian colonization, as presented in the following article. Keywords: Coronelism; Education; Rio Grande do Sul.