Educação e outros mitos: cenas de São Paulo no IV Centenário

Authors

  • Fernanda Franchini Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).

DOI:

https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i3.50834

Keywords:

Cinejornal, Cidade, Educação.

Abstract

Este trabalho tem por objetivo abordar as imagens das comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo difundidas em edição de um cinejornal, o Bandeirante da Tela. Esses eventos foram realizados no início de julho de 1954 e promovidos pela Associação das Emissoras. A análise desse documento fílmico coloca em destaque uma narrativa construída sobre a história da cidade na qual símbolos e temas educacionais formavam um de seus elementos. Em termos teórico-metodológicos levaremos em conta a historicidade e materialidade do documento, além dos elementos de composição da linguagem fílmica.

Education and others myths: scenes of São Paulo in the IV Centennial. This work has the objective to approach the images of the celebrations of the IV Centenary of São Paulo City shown in edition of a newsreel, the Bandeirante da Tela. These events were held in early July 1954 and were promoted by the Association of Broadcasters. The analysis of this document highlights a narrative built on the history of the city in which symbols and educational themes formed one of its elements. In theoretical-methodological terms we will take into account the historicity and materiality of the document, as well as the composition elements of the film language. Keywords: Newsreel; Education; City.

Author Biography

Fernanda Franchini, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).

Doutoranda em História da Educação e Historiografia na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)

Mestre em História da Educação e Historiografia na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)

Graduada em História e Pedagogia na Universidade de São Paulo (USP). 

Published

2017-08-27

How to Cite

Franchini, F. (2017). Educação e outros mitos: cenas de São Paulo no IV Centenário. Revista De História E Historiografia Da Educação, 1(3), p. 208–231. https://doi.org/10.5380/rhhe.v1i3.50834

Issue

Section

Fluxo Contínuo