O ensino de inglês para aprendizes idosos no ambiente virtual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94514

Palavras-chave:

Ensino, Língua Adicional, Terceira Idade.

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar as estratégias de ensino utilizadas por uma professora voluntária do Programa Terceira Idade em Ação (PTIA) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) com base em sua experiencia ao ministrar aulas de inglês como língua adicional para duas turmas de alunos idosos no modelo remoto durante o período de pandemia. Além disso, o estudo também apresenta sugestões para os futuros profissionais ou professores que já atuam no contexto de ensino de línguas para alunos da terceira idade. Para alcançar tal objetivo, sua base metodológica traz uma reflexão crítica (Moita Lopes, 1994, 2003) proporcionada pela observação participante (Minayo, 2001; Marconi; Lakatos, 2003, Gil, 2008) da professora do projeto. Nota-se que ainda se faz necessário que outras pesquisas sejam fomentadas nesse campo de estudos e que o fenômeno do envelhecimento seja discutido cada vez mais sob a ótica pela de quem de fato vivência a velhice. A idade cronológica não poderá barrar a sede pelo conhecimento, pois a velhice é o caminho e privilégio daqueles que um dia terão marcas que expressam suas narrativas.

Biografia do Autor

Cristiane da Silva Uchoa, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Possui graduação em Letras - Língua Inglesa e Literatura de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Piauí (2018), onde foi monitora da disciplina de Linguística Aplicada I (2016) e bolsista da CAPES pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid (2015 - 2018). Cursou mestrado no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Brasília (PGLA/ UnB), onde foi editora júnior da Revista Horizontes de Linguística Aplicada (2018) e professora voluntária de português como língua de acolhimento – PLAc (2020) para alunos imigrantes e refugiados no projeto ProAcolher da mesma instituição. Atualmente é doutoranda em Letras na área de Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (PPG-LET/UFPR). Como pesquisadora investiga formação de professores, identidades e aquisição de línguas. Acesso do registro no ORCID disponível em: https://orcid.org/0000-0003-2694-8302.

Denise Cristina Kluge, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Possui graduação em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) e pos doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no Departamento de Letras Anglo-Germânicas e também atua no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em fonética e fonologia da língua inglesa e sons não nativos, atuando nos seguintes temas: percepção e produção de sons, efeito de pistas visuais, treinamento perceptual, ensino e aprendizagem de pronúncia da língua inglesa e prosódia. Além disso, atua e discute o papel de linguagens teatrais como recurso no ensino/educação.

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Publicado

2024-08-09

Como Citar

Uchoa, C. da S., & Kluge, D. C. (2024). O ensino de inglês para aprendizes idosos no ambiente virtual. Revista X, 19(3), 878–895. https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94514

Edição

Seção

Dossiê Atemático - volume 19, nº 2, 2024