Narrativas singulares numa pesquisa plural: Relatos de experiências de acadêmicos cegos
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v17i2.83759Palavras-chave:
Relato de Experiências, Acadêmicos cegos/baixa visão, Linguagens invisibilizadas, Realidades Singulares.Resumo
Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de doutorado, a qual visou investigar o contexto das produções textuais na perspectiva de acadêmicos cegos ou com baixa visão da Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual em Ponta Grossa, doravante APADEVI/PG. Metodologicamente, a investigação é qualitativa e os dados foram obtidos através de dois instrumentos: dez entrevistas de grupo focal e nove entrevistas individuais semiestruturadas, todas realizadas nas dependências da APADEVI/PG. Neste artigo apresentamos relatos de experiências de quatro acadêmicos cegos em relação à escrita dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Os acadêmicos expõem os desafios, bem como as realizações alcançadas nesse percurso. Assim, compartilhamos ações realizadas durante a pesquisa, buscamos ampliar o conhecimento sobre estas realidades singulares, refletir sobre nossa atuação diante dessas situações a fim de romper estereótipos, desconhecimentos e preconceitos em relação aos acadêmicos cegos e com baixa visão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.