Narrativas singulares numa pesquisa plural: Relatos de experiências de acadêmicos cegos
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v17i2.83759Palabras clave:
Relato de Experiências, Acadêmicos cegos/baixa visão, Linguagens invisibilizadas, Realidades Singulares.Resumen
Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de doutorado, a qual visou investigar o contexto das produções textuais na perspectiva de acadêmicos cegos ou com baixa visão da Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual em Ponta Grossa, doravante APADEVI/PG. Metodologicamente, a investigação é qualitativa e os dados foram obtidos através de dois instrumentos: dez entrevistas de grupo focal e nove entrevistas individuais semiestruturadas, todas realizadas nas dependências da APADEVI/PG. Neste artigo apresentamos relatos de experiências de quatro acadêmicos cegos em relação à escrita dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Os acadêmicos expõem os desafios, bem como as realizações alcançadas nesse percurso. Assim, compartilhamos ações realizadas durante a pesquisa, buscamos ampliar o conhecimento sobre estas realidades singulares, refletir sobre nossa atuação diante dessas situações a fim de romper estereótipos, desconhecimentos e preconceitos em relação aos acadêmicos cegos e com baixa visão.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

