Avaliação de inteligibilidade, compreensibilidade e grau de sotaque estrangeiro do inglês-L2 de alunos brasileiros do 6º e 9º anos do ensino fundamental em sistema bilíngue de ensino

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v19i4.97461

Resumen

Neste estudo, de caráter quali-quantitativo, buscamos verificar as dimensões orais em língua inglesa de dois grupos de alunos do ensino fundamental (6º e 9º anos) de um projeto bilíngue localizado na cidade de Fortaleza, especificamente as dimensões de inteligibilidade, compreensibilidade e grau de sotaque estrangeiro (Munro; Derwing, 1995). Dois grupos de participantes foram selecionados: 8 do sexto e 9 do nono, que realizaram duas tarefas de produção semiespontânea em áudios, a saber: a) leitura de frases; e b) descrição de uma imagem. Os áudios foram julgados por um painel de juízes composto por quatro falantes de inglês-L1 residentes da Inglaterra. Além disso, ambos falantes e ouvintes responderam a formulários acerca de suas vivências com a língua. Os resultados quantitativos mostraram que os alunos de 9º ano atingiram um limiar de inteligibilidade maior que os do 6º para ambas as tarefas; o grau de compreensibilidade não foi correlacionado diretamente pelo efeito da série/ano; e o grau de sotaque estrangeiro foi maior para alunos do 6º ano. Qualitativamente, os desvios mais comuns encontrados nas duas tarefas foram o uso de preposições, a construção sintática e a pronúncia de fonemas específicos, reafirmando os pressupostos dos comportamentos individuais dos subsistemas da língua (Lima Jr., 2016)

Biografía del autor/a

Matheus Mendes, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo avaliado em sua pesquisa as dimensões orais (inteligibilidade, compreensibilidade e grau de sotaque estrangeiro) da comunicação em sujeitos brasileiros com inglês-L2 em sistema bilíngue de ensino na cidade de Fortaleza, Ceará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Atualmente é professor da rede municipal de ensino da cidade de Fortaleza (SME). Já trabalhou nos segmentos de projetos educacionais bilíngues e Inglês para fins acadêmicos (EAP).

Ronaldo Mangueira Lima Júnior, Universidade de Brasília

Possui graduação em Letras-Inglês pela Universidade de Brasília (2006), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (2008) e doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (2012). É professor adjunto no Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução da Universidade Federal do Ceará, e atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), no Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) e no Curso de Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Língua Estrangeira (CELEST). É líder e cofundador do Laboratório de Fonética e Multilinguismo (LabFoM) da Universidade Federal do Ceará. É coordenador do GT de Fonética e Fonologia da ANPOLL (2021-2023). Tem experiência nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em Fonética e Fonologia, atuando principalmente nos seguintes temas: fonética acústica, aquisição fonológica, aquisição de segunda língua, ensino de inglês-L2.

Citas

ALBUQUERQUE, Jeniffer Imaregna Alcantara de; ALVES, Ubiratã Kickhöfel. Uma visão dinâmica sobre a inteligibilidade de fala: um estudo longitudinal com haitianos e brasileiros. Entrepalavras, Fortaleza, v. 10, n. 1, p. 210-231, jan-abr/2020. DOI: 10.22168/2237-6321-11762.

BARBOSA, Marcelo Henrique. Pronunciation and intelligibility issues in context of English as a foreign language. 2013. 89 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

BECKER, Marcia Regina. Inteligibilidade da língua inglesa sob o paradigma de língua franca: percepção de discursos de falantes de diferentes L1s por brasileiros. 2013. Tese. (Doutorado em Letras) – Pós Graduação em Letras, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná. 2013. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/32270/R%20-%20T%20-%20MARCIA%20REGINA%20BECKER.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 2 ago. 2021.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.

COGO, A. 2015. English as a Lingua Franca: Descriptions, Domains and Applications. In: BOWLES, H.; COGO, A. 2015. International perspectives on English as a lingua franca: pedagogical insights. London: Macmillan.

CORREIA, Adilson da Silva; SANTOS, Eliana. Aulas de pronúncia de línguas estrangeiras em contexto intercultural: inteligibilidade, comunicabilidade e variação linguística. Babel: Revista Eletrônica de Letras e Literaturas, n. 15, p. 1 – 12, jan./jul. 2019. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/6007/4665. Acesso em 2 ago. 2021

CRUZ, Neide César. Terminologies and definitions in the use of intelligibility: state-of-the-art. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v.7, n.1, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1984-63982007000100008. Acesso em 1 Setembro 2021.

English Proficiency Test. Education First, Nederland/Dutch. 2023. Disponível em: https://www.ef.com.br/epi/. Acesso em: 03 março 2024.

FLEGE, James E. The detection of French accent by American listeners. Journal of the Acoustical Society of America, 1984, 76, 692–707.

HAUS, Camila. O Ensino-Aprendizagem da Pronúncia no Programa Inglês sem Fronteiras (IsF) na Universidade Federal do Paraná (UFPR): análise da perspectiva dos professores. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, p. s62-s75, 27 Jan. 2021.

JENKINS, J. 2009. English as a lingua franca: interpretations and attitudes. World Englishes, 28.2: 200–207.

JESUS, Simone Cristina de; BRAWERMAN-ALBINI, Andressa. A VISÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE INGLÊS SOBRE O ENSINO DE PRONÚNCIA E A DICOTOMIA INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA VERSUS INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA. ENTRELETRAS, Araguaína/TO, v. 8, n. 2, jul./dez. 2017. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/4220. Acesso em 2 Ago 2021.

LIMA JÚNIOR, Ronaldo Mangueira. A necessidade de dados individuais e longitudinais para análise do desenvolvimento fonológico de L2 como sistema complexo. ReVEL, v. 14, n. 27, p. 203-225, 2016.

LIMA JÚNIOR, Ronaldo Mangueira. Complexity in second language phonology acquisition. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 13, n. 2, p. 549-576, abr./jun. 2013.

MARCELINO, Marcello. Bilinguismo no Brasil: significado e expectativas. Revista Intercâmbio, volume XIX: 1-22 2009. São Paulo: LAEL/PUC-SP. ISSN 1806-275.

MUNRO, Murray; DERWING, Tracey. Foreign Accent, Comprehensibility, and Intelligibility in the Speech of Second Language Learners. Language Learning, 45:1, p. 73-97, 1995a.

MUNRO, Murray; DERWING, Tracey. Processing Time, Accent, and Comprehensibility in the Perception of Native and Foreign-Accented Speech. Language and Speech, Vol. 38, No. 3, p.289-306, July 1, 1995b.

MUNRO, Murray; DERWING, Tracey. Second Language Accent and Pronunciation Teaching: A Research Based Approach. Tesol Quarterly, Vol. 39, No. 3, p. 379-397, 2005

MUNRO, Murray; DERWING, Tracey. The foundations of accent and intelligibility in pronunciation research. Language Teaching. Cambridge University Press. July, 2011. Disponível em: (PDF) The

foundations of accent and intelligibility in pronunciation research (researchgate.net). Acesso em: 2 ago. 2021.

UNO EDUCAÇÃO. Como funciona um projeto educacional bilíngue? 2019. Disponível em: https://www.unoeducacao.com/2019/04/08/como-funciona-um-projeto-educacional-bilingue/. Acesso em: 7 ago. 2021.

UNESCO. 1953. The use of vernacular languages in education. Monographs on fundamental education –VIII. Paris: UNESCO.

WEI, Li. The Bilingualism Reader. London and New York: Routledge, 2000.

ZANDT, Florian. English, The Global Language?. Statista, 07 dezembro 2021. Disponível em: https://www.statista.com/chart/26344/english-proficiency-levels-by-nation-according-to-ef-epi/. Acesso em: 03 março 2024.

ZANDT, Florian. English, The Global Language?: LANGUAGE PROFICIENCY. In: English, The Global Language? Language proficiency. [S. l.], 7 dez. 2021. Disponível em: https://www.statista.com/chart/26344/english-proficiency-levels-by-nation-according-to-ef-epi/. Acesso em: 5 mar.2021

Publicado

2025-05-29

Cómo citar

Mendes, M., & Lima Júnior, R. M. (2025). Avaliação de inteligibilidade, compreensibilidade e grau de sotaque estrangeiro do inglês-L2 de alunos brasileiros do 6º e 9º anos do ensino fundamental em sistema bilíngue de ensino. Revista X, 19(4), 1224–1253. https://doi.org/10.5380/rvx.v19i4.97461

Número

Sección

Dossiê Atemático - volume 19, nº 4, 2024