Avaliação de inteligibilidade, compreensibilidade e grau de sotaque estrangeiro do inglês-L2 de alunos brasileiros do 6º e 9º anos do ensino fundamental em sistema bilíngue de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v19i4.97461

Resumo

Neste estudo, de caráter quali-quantitativo, buscamos verificar as dimensões orais em língua inglesa de dois grupos de alunos do ensino fundamental (6º e 9º anos) de um projeto bilíngue localizado na cidade de Fortaleza, especificamente as dimensões de inteligibilidade, compreensibilidade e grau de sotaque estrangeiro (Munro; Derwing, 1995). Dois grupos de participantes foram selecionados: 8 do sexto e 9 do nono, que realizaram duas tarefas de produção semiespontânea em áudios, a saber: a) leitura de frases; e b) descrição de uma imagem. Os áudios foram julgados por um painel de juízes composto por quatro falantes de inglês-L1 residentes da Inglaterra. Além disso, ambos falantes e ouvintes responderam a formulários acerca de suas vivências com a língua. Os resultados quantitativos mostraram que os alunos de 9º ano atingiram um limiar de inteligibilidade maior que os do 6º para ambas as tarefas; o grau de compreensibilidade não foi correlacionado diretamente pelo efeito da série/ano; e o grau de sotaque estrangeiro foi maior para alunos do 6º ano. Qualitativamente, os desvios mais comuns encontrados nas duas tarefas foram o uso de preposições, a construção sintática e a pronúncia de fonemas específicos, reafirmando os pressupostos dos comportamentos individuais dos subsistemas da língua (Lima Jr., 2016)

Biografia do Autor

Matheus Mendes, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo avaliado em sua pesquisa as dimensões orais (inteligibilidade, compreensibilidade e grau de sotaque estrangeiro) da comunicação em sujeitos brasileiros com inglês-L2 em sistema bilíngue de ensino na cidade de Fortaleza, Ceará. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. Atualmente é professor da rede municipal de ensino da cidade de Fortaleza (SME). Já trabalhou nos segmentos de projetos educacionais bilíngues e Inglês para fins acadêmicos (EAP).

Ronaldo Mangueira Lima Júnior, Universidade de Brasília

Possui graduação em Letras-Inglês pela Universidade de Brasília (2006), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (2008) e doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília (2012). É professor adjunto no Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução da Universidade Federal do Ceará, e atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL), no Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) e no Curso de Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Língua Estrangeira (CELEST). É líder e cofundador do Laboratório de Fonética e Multilinguismo (LabFoM) da Universidade Federal do Ceará. É coordenador do GT de Fonética e Fonologia da ANPOLL (2021-2023). Tem experiência nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em Fonética e Fonologia, atuando principalmente nos seguintes temas: fonética acústica, aquisição fonológica, aquisição de segunda língua, ensino de inglês-L2.

Referências

ALBUQUERQUE, Jeniffer Imaregna Alcantara de; ALVES, Ubiratã Kickhöfel. Uma visão dinâmica sobre a inteligibilidade de fala: um estudo longitudinal com haitianos e brasileiros. Entrepalavras, Fortaleza, v. 10, n. 1, p. 210-231, jan-abr/2020. DOI: 10.22168/2237-6321-11762.

BARBOSA, Marcelo Henrique. Pronunciation and intelligibility issues in context of English as a foreign language. 2013. 89 f. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

BECKER, Marcia Regina. Inteligibilidade da língua inglesa sob o paradigma de língua franca: percepção de discursos de falantes de diferentes L1s por brasileiros. 2013. Tese. (Doutorado em Letras) – Pós Graduação em Letras, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná. 2013. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/32270/R%20-%20T%20-%20MARCIA%20REGINA%20BECKER.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 2 ago. 2021.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.

COGO, A. 2015. English as a Lingua Franca: Descriptions, Domains and Applications. In: BOWLES, H.; COGO, A. 2015. International perspectives on English as a lingua franca: pedagogical insights. London: Macmillan.

CORREIA, Adilson da Silva; SANTOS, Eliana. Aulas de pronúncia de línguas estrangeiras em contexto intercultural: inteligibilidade, comunicabilidade e variação linguística. Babel: Revista Eletrônica de Letras e Literaturas, n. 15, p. 1 – 12, jan./jul. 2019. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/6007/4665. Acesso em 2 ago. 2021

CRUZ, Neide César. Terminologies and definitions in the use of intelligibility: state-of-the-art. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v.7, n.1, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1984-63982007000100008. Acesso em 1 Setembro 2021.

English Proficiency Test. Education First, Nederland/Dutch. 2023. Disponível em: https://www.ef.com.br/epi/. Acesso em: 03 março 2024.

FLEGE, James E. The detection of French accent by American listeners. Journal of the Acoustical Society of America, 1984, 76, 692–707.

HAUS, Camila. O Ensino-Aprendizagem da Pronúncia no Programa Inglês sem Fronteiras (IsF) na Universidade Federal do Paraná (UFPR): análise da perspectiva dos professores. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, p. s62-s75, 27 Jan. 2021.

JENKINS, J. 2009. English as a lingua franca: interpretations and attitudes. World Englishes, 28.2: 200–207.

JESUS, Simone Cristina de; BRAWERMAN-ALBINI, Andressa. A VISÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE INGLÊS SOBRE O ENSINO DE PRONÚNCIA E A DICOTOMIA INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA VERSUS INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA. ENTRELETRAS, Araguaína/TO, v. 8, n. 2, jul./dez. 2017. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/entreletras/article/view/4220. Acesso em 2 Ago 2021.

LIMA JÚNIOR, Ronaldo Mangueira. A necessidade de dados individuais e longitudinais para análise do desenvolvimento fonológico de L2 como sistema complexo. ReVEL, v. 14, n. 27, p. 203-225, 2016.

LIMA JÚNIOR, Ronaldo Mangueira. Complexity in second language phonology acquisition. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 13, n. 2, p. 549-576, abr./jun. 2013.

MARCELINO, Marcello. Bilinguismo no Brasil: significado e expectativas. Revista Intercâmbio, volume XIX: 1-22 2009. São Paulo: LAEL/PUC-SP. ISSN 1806-275.

MUNRO, Murray; DERWING, Tracey. Foreign Accent, Comprehensibility, and Intelligibility in the Speech of Second Language Learners. Language Learning, 45:1, p. 73-97, 1995a.

MUNRO, Murray; DERWING, Tracey. Processing Time, Accent, and Comprehensibility in the Perception of Native and Foreign-Accented Speech. Language and Speech, Vol. 38, No. 3, p.289-306, July 1, 1995b.

MUNRO, Murray; DERWING, Tracey. Second Language Accent and Pronunciation Teaching: A Research Based Approach. Tesol Quarterly, Vol. 39, No. 3, p. 379-397, 2005

MUNRO, Murray; DERWING, Tracey. The foundations of accent and intelligibility in pronunciation research. Language Teaching. Cambridge University Press. July, 2011. Disponível em: (PDF) The

foundations of accent and intelligibility in pronunciation research (researchgate.net). Acesso em: 2 ago. 2021.

UNO EDUCAÇÃO. Como funciona um projeto educacional bilíngue? 2019. Disponível em: https://www.unoeducacao.com/2019/04/08/como-funciona-um-projeto-educacional-bilingue/. Acesso em: 7 ago. 2021.

UNESCO. 1953. The use of vernacular languages in education. Monographs on fundamental education –VIII. Paris: UNESCO.

WEI, Li. The Bilingualism Reader. London and New York: Routledge, 2000.

ZANDT, Florian. English, The Global Language?. Statista, 07 dezembro 2021. Disponível em: https://www.statista.com/chart/26344/english-proficiency-levels-by-nation-according-to-ef-epi/. Acesso em: 03 março 2024.

ZANDT, Florian. English, The Global Language?: LANGUAGE PROFICIENCY. In: English, The Global Language? Language proficiency. [S. l.], 7 dez. 2021. Disponível em: https://www.statista.com/chart/26344/english-proficiency-levels-by-nation-according-to-ef-epi/. Acesso em: 5 mar.2021

Downloads

Publicado

2025-05-29

Como Citar

Mendes, M., & Lima Júnior, R. M. (2025). Avaliação de inteligibilidade, compreensibilidade e grau de sotaque estrangeiro do inglês-L2 de alunos brasileiros do 6º e 9º anos do ensino fundamental em sistema bilíngue de ensino. Revista X, 19(4), 1224–1253. https://doi.org/10.5380/rvx.v19i4.97461

Edição

Seção

Dossiê Atemático - volume 19, nº 4, 2024