Ferramentas digitais para a prática da produção oral em língua inglesa em contexto de ensino remoto emergencial
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94532Palabras clave:
Habilidade Oral, Língua Adicional, Tecnologias de Comunicação Digital.Resumen
Com a implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), os professores precisaram se adaptar e empregar as Tecnologias de Comunicação Digital (TCD) em suas práticas pedagógicas, enfrentando inúmeros desafios. Na disciplina de Língua Inglesa não foi diferente, pois tiveram que se reinventar principalmente para suprir a falta da interação e colaboração típica dos encontros presenciais e tão necessária para a prática da produção oral em inglês. Isto posto, o presente trabalho buscou analisar tarefas voltadas à produção oral em uma disciplina de língua inglesa em ERE de uma universidade pública, bem como avaliar as ferramentas digitais utilizadas como mediadoras dos processos de ensino e aprendizagem. A metodologia aplicada neste estudo é qualitativa através de um estudo de caso em que se analisaram seis tarefas a partir das seguintes categorias: a) possibilidade de interação, colaboração e mediação; b) práticas contextualizadas na língua adicional; c) incentivo à autonomia dos aprendizes; e d) boa usabilidade das ferramentas. No estudo evidencia-se a importância da realização de tarefas síncronas e assíncronas para a prática da oralidade, que relacionem temas atuais bem como promovam a colaboração entre pares.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.