Ferramentas digitais para a prática da produção oral em língua inglesa em contexto de ensino remoto emergencial
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i3.94532Palavras-chave:
Habilidade Oral, Língua Adicional, Tecnologias de Comunicação Digital.Resumo
Com a implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE), os professores precisaram se adaptar e empregar as Tecnologias de Comunicação Digital (TCD) em suas práticas pedagógicas, enfrentando inúmeros desafios. Na disciplina de Língua Inglesa não foi diferente, pois tiveram que se reinventar principalmente para suprir a falta da interação e colaboração típica dos encontros presenciais e tão necessária para a prática da produção oral em inglês. Isto posto, o presente trabalho buscou analisar tarefas voltadas à produção oral em uma disciplina de língua inglesa em ERE de uma universidade pública, bem como avaliar as ferramentas digitais utilizadas como mediadoras dos processos de ensino e aprendizagem. A metodologia aplicada neste estudo é qualitativa através de um estudo de caso em que se analisaram seis tarefas a partir das seguintes categorias: a) possibilidade de interação, colaboração e mediação; b) práticas contextualizadas na língua adicional; c) incentivo à autonomia dos aprendizes; e d) boa usabilidade das ferramentas. No estudo evidencia-se a importância da realização de tarefas síncronas e assíncronas para a prática da oralidade, que relacionem temas atuais bem como promovam a colaboração entre pares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.