O jovem leitor: Discursos sobre suportes de leitura digital

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v18i1.87972

Palabras clave:

Leitor, Texto Digital, Dialogismo

Resumen

Este artigo tem como objetivo debater como o jovem leitor do século XXI se relaciona com os suportes livro impresso e com o texto digital. Em circunstância de epidemia por Covid-19 e sendo obrigatório o afastamento social, a pesquisa foi realizada à distância o que permitiu aos estudantes avaliarem a relação entre os suportes impressos e digital. O embasamento teórico é o dialogismo bakhtiniano e a Análise do Discurso levou em conta Orlandi (2001; 2003; 2005). Quanto às concepções de leitor, foi usado Chartier  (1998;1999) e Santaella (2004) e os autores sobre letramento digital foram Coscarelli (2016), Prensky (2001) e Pinheiro (2020). A metodologia de cunho qualitativo empregada foi estudo de caso com aprovação no Comitê de Ética. Os colaboradores são alunos do ano inicial do ensino médio do ensino médio técnico tecnológico dos cursos de controle ambiental, eletrônica e instrumento musical. Considerou-se que os alunos estão num estado de transição do uso do texto impresso para o digital, embora ainda mantenham uma ligação especial com o livro material.

Biografía del autor/a

Limerce Ferreira Lopes, IFG/CAMPUS GOIANIA

Doutoranda pelo Programa de Pós graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Letras e Linguística pela UFG, Especialista em Metodologia de Educação à Distância, Claretiano/ Batatais; Especialista em Ensino aprendizagem de Língua espanhola, pela Associação Educativa Evangélica, AEE,  Licenciada em Português/Espanhol pela UFG.  Atua como professora efetiva no Instituto Federal de Goiás, Campus Goiânia nos cursos de nível básico e superior. 

Eliane Márquez Fonseca Fernandes, UFG

Pós-Doutorado em Educação pela UnB (2011), Doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2007) e professora no Programa de Pós-gradução da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás.

Publicado

2023-05-10

Cómo citar

Lopes, L. F., & Fonseca Fernandes, E. M. (2023). O jovem leitor: Discursos sobre suportes de leitura digital. Revista X, 18(1), 143–165. https://doi.org/10.5380/rvx.v18i1.87972

Número

Sección

Artigos para número atemático