O jovem leitor: Discursos sobre suportes de leitura digital
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v18i1.87972Palavras-chave:
Leitor, Texto Digital, DialogismoResumo
Este artigo tem como objetivo debater como o jovem leitor do século XXI se relaciona com os suportes livro impresso e com o texto digital. Em circunstância de epidemia por Covid-19 e sendo obrigatório o afastamento social, a pesquisa foi realizada à distância o que permitiu aos estudantes avaliarem a relação entre os suportes impressos e digital. O embasamento teórico é o dialogismo bakhtiniano e a Análise do Discurso levou em conta Orlandi (2001; 2003; 2005). Quanto às concepções de leitor, foi usado Chartier (1998;1999) e Santaella (2004) e os autores sobre letramento digital foram Coscarelli (2016), Prensky (2001) e Pinheiro (2020). A metodologia de cunho qualitativo empregada foi estudo de caso com aprovação no Comitê de Ética. Os colaboradores são alunos do ano inicial do ensino médio do ensino médio técnico tecnológico dos cursos de controle ambiental, eletrônica e instrumento musical. Considerou-se que os alunos estão num estado de transição do uso do texto impresso para o digital, embora ainda mantenham uma ligação especial com o livro material.
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