A intercompreensão como chave para a cooperação acadêmica do consórcio UNITA: Uma experiência formativa
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v17i2.83763Palabras clave:
Plurilinguismo, Intercompreensão em línguas românicas, Ensino Superior, Internacionalização.Resumen
A internacionalização do ensino superior demanda ações coletivas e colaborativas das universidades, bem como dos agentes a elas vinculados. Neste contexto, o recente consórcio Unita – Universitas Montium, formado por seis universidades de cinco países da União Europeia, tem a intercompreensão como um dos eixos estruturadores, com o objetivo de promover a formação linguística da comunidade acadêmica através dos pressupostos teórico-metodológicos dessa abordagem. Este artigo plurilíngue apresenta a formação Intercompréhension en langues romanes, realizada no evento Quinzaine des Langues promovido pela Université Savoie Mont Blanc (Chambéry, França), membro da Unita, em junho de 2021. Através do relato de experiência dos formadores, traça-se um panorama com as etapas dessa formação, direcionada a um público heterogêneo e não especializado em linguística. A sensibilização ao conceito de intercompreensão, a noção de repertório linguístico, o desenvolvimento das competências receptivas escritas e orais e a interação são os eixos expostos com respaldo na literatura científica da área (CANDELIER et al., 2012; ESCUDÉ; CALVO DEL OLMO, 2019). A legitimação da intercompreensão através de ações formativas como essa é uma importante chave de enriquecimento das competências comunicativas da comunidade acadêmica e uma ação política em prol do plurilinguismo, visando processos de internacionalização das instituições mais igualitários e democráticos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.