Ensinar língua portuguesa em tempos de tecnologia digital: Entre a ousadia e o desafio
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82029Palabras clave:
Ensino e Tecnologia, Figuras de Linguagem, Ensino de Língua PortuguesaResumen
O relato de experiência apresentado resulta de uma prática de estágio curricular obrigatório realizada por alunos da Universidade Federal de Santa Catarina em uma escola pública de Florianópolis. A prática aqui analisada foi desenvolvida com uma turma do ensino médio noturno e teve como ponto de partida um projeto de docência que contemplou os eixos organizadores do ensino de língua, leitura-escrita, fala-escuta e, sobretudo, análise linguística, aliados ao uso da tecnologia. Analisar aquele contexto de formação docente, considerando a atuação dos futuros professores e a prática pedagógica realizada, a partir de discussões apresentadas por Antunes (2003), Rojo (2009), Geraldi (2010) e Santaella (2013) é o que esse estudo propõe. A experiência mostrou que está em curso um novo desafio para a escola e para os professores, elaborar estratégias de integração entre os processos educativos anteriores e o acesso aos mecanismos de aprendizagem resultantes da inserção dos usuários nos espaços da cibercultura.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.