Ensinar língua portuguesa em tempos de tecnologia digital: Entre a ousadia e o desafio

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82029

Palabras clave:

Ensino e Tecnologia, Figuras de Linguagem, Ensino de Língua Portuguesa

Resumen

O relato de experiência apresentado resulta de uma prática de estágio curricular obrigatório realizada por alunos da Universidade Federal de Santa Catarina em uma escola pública de Florianópolis. A prática aqui analisada foi desenvolvida com uma turma do ensino médio noturno e teve como ponto de partida um projeto de docência que contemplou os eixos organizadores do ensino de língua, leitura-escrita, fala-escuta e, sobretudo, análise linguística, aliados ao uso da tecnologia. Analisar aquele contexto de formação docente, considerando a atuação dos futuros professores e a prática pedagógica realizada, a partir de discussões apresentadas por Antunes (2003), Rojo (2009), Geraldi (2010) e Santaella (2013) é o que esse estudo propõe. A experiência mostrou que está em curso um novo desafio para a escola e para os professores, elaborar estratégias de integração entre os processos educativos anteriores e o acesso aos mecanismos de aprendizagem resultantes da inserção dos usuários nos espaços da cibercultura.

Biografía del autor/a

Chirley Domingues, Universidade do Sul de Santa Catarina-UNISUL

Possui graduação em Letras com habilitação em Português/Francês pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestrado em Literatura Brasileira - UFSC (1998). Doutorado em Educação - UFSC, com ênfase no Ensino e Formação de Educadores (2017), e doutorado sanduíche na Universidade de Évora (UE), em Portugal (2015 /2016). Docente no Cursos de Letras e Pedagogia da UNIVALI de 2000 a 2008. Atua como professora e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina - PPGCL/UNISUL, na linha de pesquisa Linguagem e Cultura. É professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina - PPGE/UNISUL. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: leitura literária, formação do leitor literário, ensino de literatura, espaços de mediação de leitura literária na escola. É líder do Grupo de Pesquisa GEPEL - Grupo de Pesquisa Relações Linguagem, Cultura e Estética - UNISUL. É membro do LITERALISE: Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária - UFSC

Silvia Maria Canteli, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Licenciada em Letras Língua Portuguesa e Literaturas, pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Bacharel Letras  Língua Inglesa com habilitação em Secretariado Bilíngue em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP. Pós-graduada em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER.

 

Publicado

2021-12-03

Cómo citar

Domingues, C., & Canteli, S. M. (2021). Ensinar língua portuguesa em tempos de tecnologia digital: Entre a ousadia e o desafio. Revista X, 16(6), 1908–1924. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82029